top of page

Vitória coloca Lyon na final da Copa da França

  • ogalofrances
  • 2 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de abr. de 2024

O Lyon venceu o Valenciennes na noite desta terça (02/4) por dois a zero em noite iluminada de Alexandre Lacazette. O camisa 10 marcou os gols da vitória que coloca o Lyon na final da Copa da França. O adversário sairá do confronto desta quarta entre Paris Saint-Germain e Rennes.


ree

Fotos: Olympique Lyonnais

A faixa da torcida estendida no estádio Groupama, em Lyon, na noite desta terça (02/4) dava a dica: o Olympique Lyonnais estava determinado a voltar a disputar uma final da Copa da França depois de 12 anos.


ree

O Olympique Lyonnais entrou em campo praticamente com o time titular. A novidade foi o brasileiro Lucas Perri entre os 11 que começaram. O ex-goleiro do Botafogo, que chegou ao Lyon em janeiro, foi titular pela terceira vez nesta temporada; todas na Copa da França.

A opção do técnico Pierre Sage ficou bem evidente. Reconhecendo o talento de Perri em disputa de pênaltis, o treinador optou pelo brasileiros em partidas que tinham a possibilidade de ser decididas nas penalidades. Foi assim no jogo do Lyon nas quartas contra o Strausbourg, há um mês.

As equipes que entraram em campo se encontram em momentos diferentes nos campeonatos que disputam. O Lyon, depois de levar um susto no final de 2023, tendo passado algumas rodadas na zona de rebaixamento, se recuperou na Ligue 1 e hoje ocupa o meio da tabela sem risco de cair para a segundona. Já o Valenciennes é o lanterninha da Ligue 2, a 18 pontos do primeiro time fora da zona; levando-se em consideração que há 24 pontos em jogo até o final da competição, é certo que o time será rebaixado para o National 1 (terceirona).

E estes dois cenários refletiram na partida desta semifinal da Copa da França. No primeiro tempo, o Lyon pressionou e criou muitas chances de gol, mas não conseguiu balançar a rede adversária. Pelo outro lado, o Valenciennes jogava fechado apostando em contra-ataques.

Num lance de contra-ataque, o Valenciennes abriu o placar, mas o VAR sugeriu a anulação do gol porque houve falta de Knockaert sobre O’Brien na origem do lance. Assim, os times foram para o intervalo com o jogo empatado sem gols.

Mal começou o segundo tempo, aos seis minutos, Lacazatte caiu na área depois de um encontro com Cuffault. No pênalti marcado pela árbitra Stéphane Frappart, o camisa 10 do Lyon não desperdiçou. Na comemoração, ele tirou a camisa e adivinha? Levou o cartão amarelo.


ree

Seis minutos depois, boa jogada do ataque do Lyon. Lacazatte tocou com categoria para ampliar e deixar o Olympique Lyonnais em ótima situação no jogo.

Sem poder de reação, o Valenciennes mostrou fragilidade a partir do segundo gol do Lyon. Tanto que aos 30, o nigeriano Gift Orban, que entrou no lugar de Lacazette, fez o terceiro após boa jogada de Cherki. Foi o segundo gol dele em três jogos na competição.

Depois do gol de Orban, o Lyon passou a administrar o resultado. Restou ao Valenciennes não se abrir para levar mais gols. Final, três a zero pro Lyon, que volta a uma final da Copa da França depois de 12 anos. A torcida enlouqueceu e invadiu o campo para celebrar a vaga de finalista.


ree

Foto: reprodução de TV

A final da Copa da França será disputada no dia 25 de maio, em Lille.

 
 
 

Comentários


bottom of page