Uma nova Champions League
- ogalofrances
- 4 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
O formato de 32 clubes distribuídos em oito grupos na primeira fase da Champions League está com os dias contados. Na verdade, não será mais assim, já que a edição 2023/24 da principal competição da Europa está na fase de oitavas de final. A partir da próxima temporada, a Uefa vai adotar outro formato para a fase de grupos.
A partir da temporada 2024/25, a primeira fase da Champions terá 36 times, quatro a mais do que a edição atual. O formato adotado será o de liga, com cada clube jogando oito partidas nesta fase (quatro jogos como mandante e quatro como visitante). Os adversários serão definidos por sorteio.

Foto: Uefa
Assim, os times serão colocados em quatro potes seguidos critérios específicos a serem determinados. Cada time vai jogar contra duas equipes de cada pote.
Os oito clube que obterem as melhores campanhas seguirão para as oitavas. Os clubes classificados entre o 9º e 24º lugares irão para um playoff valendo as oito vagas restantes.
A partir das oitavas de final, o formato será o já conhecido, com jogos em sistema de mata-mata. O time de ter o melhor placar agregado avança para a fase seguinte. Não haverá critério de desempate para gol marcado no campo do adversário. A final continua em jogo único em local a ser definido.
A distribuição das quatro vagas extras em relação ao número de vagas dadas até este ano seguirá uma determinação. As outras 32 vagas continuam a serem distribuídas conforme os campeonatos nacionais.
Das quatro vagas extras, a primeira irá para o clube classificado em terceiro lugar no campeonato da federação que ocupar a quinta posição na lista de acesso, de acordo com o ranking da Uefa.
A segunda vai para um campeão nacional, ampliando, assim, de quatro para cinco o número de clubes campeões nacionais que participarão da primeira fase da Champions League.
A terceira e quarta vagas serão dadas para as federações com melhor desempenho coletivo de seus clubes na temporada anterior.







Comentários