top of page

Lyon é campeão feminino do campeonato francês

  • ogalofrances
  • 18 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de mai. de 2024

O Olympique Lyonnais conquistou nesta sexta (17/5) ao vencer o Paris Saint-Germain na final disputada no Groupama Stadium por 2 a 1. Este foi o 17º título do clube na modalidade feminina de futebol na história do campeonato francês. Depois de eliminar o PSG nas semifinais da Liga feminina dos Campeões – também por 2 a 1 – , o Lyon mostrou ser a pedra no sapato do clube da capital.


ree

Fotos: OL. fr

O placar apertado não refletiu o domínio em campo. O Lyon mandou no jogo logo que a bola rolou.  E não demorou para o Lyon abrir o placar. Num lançamento em profundidade de Danielle Van de Donk, a atacante Delphine Cascarino – nome certo nos Jogos Paris-2024 – mostrou velocidade e fez o primeiro gol da partida aos 18 minutos.


ree

Quatro minutos depois, a goleira do PSG, Katarzyna Kiedrzynek, demorou para sair jogando. Melchie Dumornay – carrasca do PSG nas semifinais da Champions – pressionou e recuperou a bola. A haitiana tocou para Kadidiatou Diani, que não vacilou e colocou a bola entre as pernas da goleira. Gol da segunda melhor jogadora da última Copa do Mundo feminina. A lei do ex entrou em vigor no segundo do Lyon.

Apesar do vacilo na jogada do segundo gol, a goleira Katarzyna Kiedrzynek evitou um placar mais elástico. Defendeu, inclusive, uma penalidade máxima logo depois do gol da Kadidiatou Diani.

Com o 2 a 0 no placar, o Lyon passou a administrar o resultado. O time passou a não ser efetivo e ia ao ataque com muito preciosismo.

Faltando 20 minutos para o jogo acabar, o PSG deu alguma emoção à partida. Após uma grande arrancada pela esquerda, Chawinga tentou duas vezes até balançar a rede da goleira chilena Christiane Endler.

Perdendo por 2 a 1, era esperado que o PSG partisse pra cima para buscar o gol de empate e forçar a decisão por pênaltis. Mas não foi isso que aconteceu. O Lyon continuou a dominar as principais ações e não houve qualquer alteração no placar.

Final de jogo e as mulheres do Lyon conquistaram mais um título para a grande galeria de troféus. Desde 2011, o Olympique Lyonnais venceu 21 das 23 finais disputadas em todas as competições.

Mas não há muito tempo para celebrar mais esta conquista. Na semana que vem, o clube disputa outra final. No dia 25 de maio, em Bilbao, na Espanha, Lyon e Barcelona jogam pelo título 2023/24 da Liga Feminina dos Campeões.


 
 
 

Comentários


bottom of page