Lyon passa pelo Basel e garante terceira vitória na Liga Europa
- ogalofrances
- 24 de out.
- 2 min de leitura
Após perder as duas últimas partidas da Ligue 1, o Lyon teve dificuldades para recuperar a vitória contra o Basel nesta quinta (23/10) na Liga Europa, graças aos gols de Corentin Tolisso e Afonso Moreira. Sua campanha europeia tem sido impecável até agora.Como já se acostumou a fazer na Liga Europa desta temporada, Paulo Fonseca rodou um pouco o elenco para enfrentar o Basel na terceira rodada da fase de grupos, no Estádio Groupama. Mathys De Carvalho foi então titular no meio-campo e foi ele quem arrancou a bola de um mau afastamento suíço a seis metros de distância, dando a Corentin Tolisso o primeiro gol (1 a 0, 3º).
O capitão do Lyon foi provavelmente o melhor jogador de sua equipe (veja abaixo), mesmo que a situação não tenha sido particularmente complicada: por exemplo, ele explodiu de raiva com Tanner Tessmann, culpado por uma escolha completamente egoísta na frente do gol (44 minutos), algo que o americano já havia cometido quinze minutos antes (29 minutos). Havia também Martin Satriano, que jogou um contra-ataque muito, muito ruim, que poderia ter feito o 2 a 0 (13 minutos), assim como Abner (23 minutos).
O OL dominou amplamente o primeiro tempo, graças a defesas bem elaboradas e bem executadas, mas não conseguiu fechar o jogo antes do intervalo. Nem depois, com Malick Fofana chutando duas vezes para fora do goleiro (48 minutos, 51 minutos). No entanto, foram necessárias duas defesas magníficas, de Tyler Morton (53 minutos) e Dominik Greif (70 minutos), para evitar o empate, e o chute de Léo Leroy foi defendido (87 minutos).
No finalzinho da partida, Afonso Moreira deu um respiro a todos ao converter um contra-ataque. Esta vitória coloca o OL na liderança da Liga Europa, com 9 pontos, empatado com o Braga, a aguardar os jogos da noite. Um desafio completamente diferente os aguarda no campeonato na noite de domingo, quando recebem o Strasbourg.

Na lateral esquerda como armador, ao lado de Khalis Merah no amado meio-campo de Fonseca, o campeão do Mundo de 2018 colocou sua equipe no caminho certo desde o terceiro minuto (1 a 0). Acima de tudo, ele foi o jogador mais preciso em campo, raramente cometendo erros em suas escolhas, ao contrário de seus companheiros. Ele levou um pequeno susto durante uma forte colisão de cabeça com Barisic (9º), mas isso não o impediu de se manter firme, liderando o jogo e com as palavras. Substituído por Pavel Sulc para o confronto contra o Strasbourg neste fim de semana. O checo deu a assistência para Moreira fazer 2 a 0 (90º).







Comentários