Empurrado pela torcida, Lorient surpreende e vence Lyon
- ogalofrances
- 7 de dez.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
O Lyon, reduzido a 10 jogadores antes do intervalo, sucumbiu à velocidade e eficiência de um entusiasmado Lorient (1-0) no domingo (07/12). Esta é a quinta derrota do Lyon na Ligue 1, um revés que evidencia suas limitações e o deixa cinco pontos atrás dos quatro primeiros colocados na tabela.
Sob chuva e rajadas de vento, o Olympique Lyonnais caiu na armadilha do Lorient neste domingo (1-0), na noite do 30º aniversário dos Ultras Merlus, em um estádio lotado (16.213 espectadores). Os Gones sofreram sua quinta derrota na Ligue 1, ficando a cinco pontos do G4 na tabela e das vagas para a Liga dos Campeões.
Não foi a noite do Lyon, que teve dificuldades contra os contra-ataques rápidos do Lorient e a solidez de seu goleiro, Yvon Mvogo, que fez duas defesas magníficas no primeiro tempo em chutes a gol de Pavel Sulc e do tímido Mathys De Carvalho (36º minuto). Antes de se autodestruir, Ainsley Maitland-Niles recebeu o segundo cartão amarelo (42º minuto), cinco minutos depois do primeiro (37º minuto), por atingir um adversário com as travas da chuteira. O quinto cartão vermelho para o Lyon nesta temporada do campeonato.

Nesta fase do jogo, o Lyon já tremia, pois o Lorient, bem organizado e frequentemente jogando com um bloco baixo, apostava em lançamentos longos pelo meio, jogo direto e infiltrações nas costas dos laterais. Eles até abriram o placar graças a um erro duplo da defesa: o passe de Sambou Soumano foi desviado por De Carvalho dentro da própria área, antes de Maitland-Niles errar o interceptação, deixando Pablo Pagis, especialista em bolas paradas, livre de marcação. O atacante do Lorient não deu chances a Dominik Greif (1-0, 39º minuto). O 19º gol do Lorient nesta temporada, 17 dos quais em casa (87%).
O goleiro eslovaco já havia feito uma defesa crucial em um chute a gol de Makengo (9º minuto), pouco antes de Samba Soumano perder a chance, livre de marcação dentro da pequena área, após um cruzamento perfeito de Pagis (16º minuto). Com um jogador a menos, Paulo Fonseca sacrificou um meio-campista, colocando Hans Hateboer no lugar de De Carvalho no intervalo. O Lyon aumentou a intensidade, mas faltou a precisão técnica necessária para capitalizar em cima do novo ímpeto ofensivo.
Sólido nos duelos, o Lorient explorou os espaços para abrir a defesa adversária. Jean-Victor Makengo (63º minuto) e Darlin Yongwa (67º minuto) tentaram a sorte da entrada da área. O técnico português teve o timing perfeito para colocar Afonso Moreira no lugar de Nicolas Tagliafico (70º minuto). Olivier Pantaloni injetou energia nova no ataque com as entradas de Dermane Karim e Bamba Dieng (71º minuto), substituindo Pagis e Soumano. Makengo foi então substituído por Noah Cadiou (78º minuto).
Isso provavelmente exacerbou o cansaço ou nervosismo de alguns jogadores do Lyon. No entanto, Sulc mostrou que ainda tinha energia para incomodar a defesa alaranjada. Um belo voleio de Corentin Tolisso obrigou Mvogo a intervir (79º minuto), que estava atento para desviar a bola para debaixo do travessão. Outras defesas importantes incluíram um chute rasteiro de Afonso Moreira (84º minuto) e uma cobrança de falta direta de Tyler Morton (88º minuto).
O Lyon não conseguiu marcar e ficou à mercê do Lorient, chegando a centímetros do segundo gol quando o chute por cobertura de Arsène Kouassi acertou a trave esquerda de Greif (85º minuto), e Bamba Dieng perdeu o contato com um cruzamento na frente do gol (90+6).
Graças a esta merecida vitória, o Lorient sobe para a 13ª posição, cinco pontos à frente do Auxerre, que ocupa a 16ª colocação na Ligue 1. Uma chuva de sinalizadores acionada pela torcida do Auxerre no primeiro tempo, seguida por um show pirotécnico poucos minutos antes do fim do tempo regulamentar, celebrou esta quarta vitória no campeonato. Isso também levou a duas paralisações e a uma discussão entre o árbitro Vernice e Paulo Fonseca para explicar o aumento do tempo de acréscimo, que, no fim das contas, não alterou o resultado.
O Lorient tem 17 pontos nesta temporada da Ligue 1 (4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas) – nenhuma das últimas doze equipes (desde a temporada 2013-2014) que alcançaram exatamente essa pontuação após 15 jogos em uma campanha da Ligue 1 foram rebaixadas ao final da temporada.







Comentários