top of page

Safonov defende pênalti, e PSG vence em Strasbourg

  • ogalofrances
  • há 17 horas
  • 2 min de leitura

Apesar de ter ficado com dez jogadores no último quarto de hora e de ter dificuldades para acompanhar o ritmo, o PSG conquistou a vitória contra o Strasbourg (2-1) neste domingo (01/02) e retomou a liderança de dois pontos sobre o Lens na ponta da Ligue 1. Matvei Safonov defendeu mais um pênalti.

 

Embora o primeiro encontro entre as duas equipes já tivesse sido um deleite em meados de outubro no Parc des Princes (3-3), o reencontro entre Strasbourg e PSG no Meinau também apresentou um alto nível de intensidade, mesmo que o entusiasmo tenha diminuído um pouco no segundo tempo. Pressionado pela vitória do Lens sobre o Le Havre na sexta-feira (1-0), que havia assumido temporariamente a liderança, o clube da capital, apesar de ter ficado com dez jogadores nos últimos quinze minutos após o cartão vermelho de Achraf Hakimi, conseguiu arrancar uma vitória (2-1) graças a Nuno Mendes. Os parisienses vinham tendo dificuldades até então e podem agradecer a Matvei Safonov, que converteu mais um pênalti magistral. Agora, eles têm dois pontos de vantagem sobre o Lens, enquanto o Strasbourg ocupa a sétima posição com 30 pontos.

 

Enquanto o PSG tentava pressionar intensamente, o Strasbourg explorou de forma rápida e inteligente os espaços deixados pelos campeões europeus, resultando em um jogo aberto. O Racing teve uma oportunidade de ouro para abrir o placar quando Marquinhos desviou com a mão um chute de Abdoul Ouattara (17º minuto), mas o pênalti cobrado por Joaquín Panichelli foi defendido pelo formidável Safonov (20º minuto, veja abaixo). Oitenta e sete segundos depois, Senny Mayulu abriu o placar após uma jogada em que o sólido Mamadou Sarr vacilou.



Apesar da expectativa de que retornasse ao Chelsea na segunda-feira e, portanto, provavelmente jogasse sua última partida pelo Strasbourg, o campeão africano de 20 anos calculou mal seu posicionamento sob pressão de Bradley Barcola, que o desarmou, permitindo que Mayulu vencesse Mike Penders (22º minuto). Mas, em vez de se abalar, o Strasbourg continuou pressionando e empatou rapidamente ao final de uma belíssima jogada coletiva, finalizada pelo lateral-direito Guéla Doué, atuando como centroavante, após cruzamento do lateral-esquerdo Ben Chilwell (27º minuto).

 

Após esses dez minutos frenéticos, o paraguaio Julio Enciso continuou a incomodar a defesa parisiense (41º, 47º minutos) antes de ser substituído, desapontado por não ter jogado mais (72º minuto), durante um período um pouco mais tranquilo. Sem ele, porém, o estádio Meinau explodiu em comemoração quando o Strasbourg ganhou vantagem numérica após uma entrada dura de Achraf Hakimi em Joaquín Panichelli (75º minuto). Esse entusiasmo foi rapidamente abafado por um gol do lateral-esquerdo Nuno Mendes, que aproveitou um cruzamento de Warren Zaïre-Emery que acabara de chegar pela direita (81º minuto).

 

Mais uma vez escolhido para o gol do PSG, em vez de Lucas Chevalier, Matvei Safonov continuou sua incrível invencibilidade em cobranças de pênalti no Meinau. Quando Joaquín Panichelli desferiu um chute potente, rasteiro e de pé direito, o goleiro russo mergulhou para a direita e defendeu a cobrança do argentino, com o placar ainda em 0 a 0 (20º minuto). Safonov agora defendeu os últimos cinco pênaltis que enfrentou pelo PSG, incluindo as disputas de pênaltis. Ele também foi decisivo em outra defesa, desta vez em um cruzamento de Julio Enciso (40º minuto).

 
 
 

Comentários


bottom of page