Lens conquista vitória em Nantes e se mantém na liderança
- ogalofrances
- 6 de dez.
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de dez.
Apesar do gol de empate do Nantes e das dúvidas que se seguiram, o Lens controlou a partida em La Beaujoire (2-1) neste sábado (06/12), consolidando a liderança da Ligue 1. O time Sang et Or se manteve na ponta,independente do resultado da partida de hoje do PSG.
Embora a vitória por 2 a 1 em Angers no último domingo tenha permitido ao RC Lens retomar a liderança da Ligue 1 pela primeira vez desde agosto de 2004, sua segunda viagem consecutiva ao oeste da França terminou com mais um sucesso neste sábado.
Apesar de um bom começo e do gol de Florian Thauvin (1 a 0, aos 34 minutos), o time de Sang et Or (Sangue e Ouro) vacilou brevemente no Stade de la Beaujoire, mas seu espírito de luta provou mais uma vez ser decisivo, com um gol do capitão Wesley Saïd (2 a 1, aos 81 minutos). O Racing consolidou, assim, a liderança, provisoriamente com quatro pontos de vantagem sobre o PSG, que recebe o Rennes ainda neste sábado (21h05). O FC Nantes de Luis Castro, que venceu apenas uma das últimas doze partidas na Ligue 1 (5 empates e 6 derrotas), permanece na zona de rebaixamento e afunda cada vez mais na crise.
Enfrentando um Nantes sem confiança, o Lens pressionou intensamente desde o início, registrando oito finalizações na primeira meia hora. Foram necessárias defesas brilhantes de Anthony Lopes para impedir os gols de Malang Sarr (6º minuto) e Edouard (13º minuto), evitando assim o gol de abertura. O goleiro dos Canários, que brilhou contra seu ex-técnico, não conseguiu alcançar a cabeçada perfeita de Florian Thauvin, após um cruzamento igualmente magnífico de Ruben Aguilar (34º minuto).

Mas o bom primeiro tempo do Lens foi prejudicado pela única investida real do Nantes na área. Substituindo o lesionado Jonathan Gradit na ala direita do meio-campo de três homens do Lens, o jovem Ismaëlo Ganiou derrubou o dinâmico Matthis Abline, concedendo pênalti para Youssef El-Arabi empatar a partida (36º minuto).
O veterano marroquino (38 anos) converteu o pênalti na segunda tentativa, após Robin Risser ter defendido sua cobrança mergulhando para a esquerda (1-1, 38º minuto). Aliviado por ir para o intervalo com o placar empatado, o Nantes aumentou o ritmo após o intervalo, principalmente com um chute de longa distância de Bahmed Deuff (19 anos), que fazia sua estreia como titular na Ligue 1 (53º minuto), e várias boas arrancadas de Abline.
Muito discreto até então, apesar de usar a braçadeira de capitão, Wesley Saïd, no entanto, despertou o Lens com uma cabeçada que passou raspando a trave (59º minuto), e depois marcou após uma confusão na área (77º minuto), mas seu gol foi anulado por impedimento, confirmado pelo VAR.
Transformado, ele finalmente aproveitou um cruzamento magnífico de Matthieu Udol na ponta esquerda (81º minuto). Saïd cedeu seu lugar e a braçadeira de capitão para Florian Sotoca nos acréscimos, momento em que a tenacidade do Lens finalmente desgastou os Canários.
Com o Lens tendo que lidar pela primeira vez nesta temporada sem seu jogador-chave Adrien Thomasson, que estava suspenso, seu substituto Andrija Bulatovic teve uma atuação muito impressionante em sua primeira partida como titular na Ligue 1. Elogiado por Pierre Sage durante a pré-temporada e tendo feito várias aparições promissoras saindo do banco, o meio-campista montenegrino de 18 anos, contratado no verão de 2024, rapidamente deixou sua marca.
Após um passe ousado para Odsonne Edouard (4º minuto), seu escanteio perfeitamente calculado quase se provou decisivo quando Malang Sarr o recebeu no primeiro poste (6º minuto). Ele representou uma ameaça constante nas bolas paradas, encontrando a cabeça de Baidoo (26º minuto), mas não conseguiu direcionar seu cabeceio para o gol após um cruzamento potente de Matthieu Udol (43º minuto). Ele também deu a assistência para Udol, que cruzou para o gol da vitória de Saïd (81º minuto). Bulatovic também demonstrou grande energia na recuperação de posse de bola e na distribuição da bola (10 duelos ganhos, um recorde da partida, 4 faltas sofridas), formando uma parceria complementar com Mamadou Sangaré, que esteve tão convincente como sempre.
Bulatovic também demonstrou grande energia na recuperação de posse de bola e na distribuição do jogo (10 duelos ganhos, um recorde da partida, 4 faltas sofridas), formando uma parceria complementar com Mamadou Sangaré, que esteve tão convincente como sempre.
Embora sua última partida no comando do Lyon tenha sido contra o Nantes de Anthony Lopes (1-1, 24 de janeiro), que enfrentava seus ex-companheiros de Lyon pela primeira vez, Pierre Sage viu seu ex-goleiro brilhar novamente contra ele. O internacional português rapidamente fez uma atuação estelar no Stade de la Beaujoire, impedindo que o FC Nantes sofresse um gol logo no início.
Lopes reagiu bem a uma cabeçada potente de Malang Sarr no primeiro poste, mesmo com a bola vindo em sua direção (6º minuto), e depois fez uma defesa magnífica para impedir Odsonne Edouard, que havia criado uma jogada soberba (13º minuto). Ele estava atento a um voleio de longa distância, mas perigoso, de Mamadou Sangaré (45+1), mas acabou sendo vencido pela cabeçada perfeita de Florian Thauvin (34º). Ele então foi novamente prejudicado pela defesa no chute de Saïd, com sua trajetória estranha (81º).







Comentários