top of page

FIA realizará reunião com equipes da F1 para discutir brecha no regulamento

  • ogalofrances
  • 16 de jan.
  • 1 min de leitura

Na sequência da controvérsia, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está agora focada em encontrar uma solução. Uma reunião será realizada no dia 22 de janeiro com especialistas técnicos dos diversos fabricantes de motores da Fórmula 1 (Ferrari, Mercedes, Honda, Red Bull Powertrains e Audi).

 

Um encontro que se transforma em uma reunião de crise, já que um ponto estará no centro dos debates: uma possível brecha no regulamento técnico, sabendo que em 2026 a F1 passará por uma mudança de era com a iminente metamorfose dos monopostos.

 

A brecha diz respeito à taxa de compressão do motor de combustão interna, ou seja, a relação entre o volume máximo e mínimo do cilindro. Simplificando, as equipes não podem ultrapassar um determinado limite, que foi reduzido este ano para incentivar a entrada de novas equipes como a Audi.

 


O problema é que a Mercedes, e também a Red Bull (embora em menor escala), supostamente encontraram uma maneira de ultrapassar o limite durante as corridas. Isso faz com que o carro esteja em conformidade durante as verificações realizadas com o carro parado, mas seja considerado ilegal quando está em plena velocidade. Muitas equipes reclamaram dessa vantagem obtida por suas rivais, já que exigiria muito tempo e desenvolvimento para que as outras equipes se adaptassem e estivessem prontas para o início da temporada de 2026.

 

Resta saber qual será a posição da FIA, embora seja provável que busque uma solução que satisfaça a todos.

 
 
 

Comentários


bottom of page