Didier Deschamps convoca 25 jogadores para Euro
- ogalofrances
- 15 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de jun. de 2024
O técnico da França, Didier Deschamps, convocou nesta quinta (16/5) os jogadores que irão buscar o tricampeonato da Euro, que será disputada entre os dias 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha. Na lista do treinador, uma surpresa: Kanté está de volta! O volante do Al-Ittihad, que não vestia a camisa francesa desde a derrota por 2 a 1 para a Dinamarca na Liga das Nações, em junho de 2022, foi chamado pelo treinador.

Fotos: M.Garcia
Outra surpresa, mas sem tanto impacto, foi a convocação de Bradley Barcola. O atacante do Paris Saint-Germain, que alternou boas e outras não tão boas atuações nesta temporada, foi chamado pela primeira vez por Didier e está entre os 25 franceses que tentarão repetir os títulos da Euro de 1984 e 2000.
Perguntado pela opção pelo jovem atacante, Deschamps foi incisivo: “Antes que você faça a pergunta, não foi o jogo de ontem à noite (vitória do PSG em Nice por 2 a 1) que foi decisivo para a convocação; Barcola foi convocado pelo futebol que tem apresentado nos últimos meses. Ele mostrou que tem a capacidade de criar diferenças e de fazer gols”. Como já era esperado, Lucas Hernández não foi chamado porque está lesionado. O lateral do Paris Saint-Germain sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na primeira partida das semis da Champions League contra o Borussia Dortmund. O jogador só deve voltar a jogar em outubro deste ano. Em 2022, Hernández lesionou o joelho direito na estreia da França na Copa do Mundo contra a Austrália e desfalcou a seleção no torneio.
Kylian Mbappé, que era uma dúvida – não pela capacidade técnica, mas pelo calendário – , está entre os convocados de Didier. “É a mais importante competição depois da Copa do Mundo. Conversei com ele e com o Thierry Henry (treinador da França que buscará a medalha de ouro nos Jogos Paris-2024) que Kylian poderá jogar a Euro e a Olimpíada. A decisão cabe apenas ao clube dele”, disse Deschamps.
Tchouaméni e Coman, do Real Madrid e do Bayern de Munique, respectivamente, foram convocados, mas podem ser cortados, já que ambos estão lesionados.
A divulgação da lista dos 25 jogadores foi feito em Paris na sede da TF1, um das principais canais de TV da França. Didier Deschamps, que abriu mão de um jogador – a lista poderia ter 26 nomes – , falou os nomes durante o principal telejornal da emissora.

Dos 25 nomes da lista, 15 jogadores estiveram nas 6 convocações feitas desde a final da Copa do Mundo: os goleiros Aphonse Aréola, Mike Maignan e Brice Samba; os defensores Théo Hernandez, Ibrahima Konaté, Jules Koundé e Dayot Upamecano; os meio-campistas Youssouf Fofana, Antoine Griezmann e Adrien Rabiot; e os atacantes Ousmane Dembélé, Olivier Giroud, Randal Kolo Muani, Marcus Thuram e Kylian Mbappé. Isto significa que Didier é comedido em suas convocações. O treinador francês costuma fazer renovações na seleção de forma tímida e segura.
A curiosidade desta lista é que sete jogadores nunca disputaram uma edição da Euro: Theo Hernández (Milan), Konaté (Liverpool), Upamecano (Bayern de Munique), Camavinga (Real Madrid), Tchouaméni (Real Madrid), Fofana (Monaco) e Kolo Muani (PSG).
Antes de embarcar para a Alemanha, a França faz dois amistosos: o primeiro contra Luxemburgo no dia 5 de junho, em Metz, e o segundo contra o Canadá quatro dias depois, no dia 9 de junho, em Bordeaux. Na Euro, a França está no grupo D e vai enfrentar na primeira fase a Áustria em Dusseldorf (17/6), a Holanda em Leipzig (21/6) e a Polônia em Dortmund (25/6).
A lista de Didier Deschamps para a Euro-2024:
Goleiros:
Aréola (West Ham), Maignan (Milan), Samba (Lens)
Defensores:
Clauss (Olympique de Marselha), Mendy (Real Madrid), Konaté (Liverpool), Koundé (Barcelona), Pavard (Inter de Milão), Saliba (Arsenal), Theo Hernandez (Milan) e Upamecano (Bayern de Munique)
Meio-campistas:
Camavinga (Real Madrid), Griezmann (Atlético de Madrid), Kanté (Al-Ittihad), Rabiot (Juventus), Tchouaméni (Real Madrid), Youssouf Fofana (Monaco) e Zaire-Emery (PSG)
Atacantes:
Barcola (PSG), Coman (Bayern de Munique), Dembélé (PSG), Giroud (Los Angeles FC), Kolo Muani (PSG), Mbappé (PSG) e Thuram (Inter de Milão)







Comentários