top of page

Defesa do Brest falha, e Olympique de Marseille vence e assume liderança

  • ogalofrances
  • 8 de nov.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de nov.

Enquanto aguardava a partida do PSG contra o Lyon no domingo, o Olympique de Marselha retomou a liderança da Ligue 1 no sábado (08/11), após a vitória por 3 a 0 em casa contra o Brest, pela 12ª rodada. Radoslaw Majecki custou caro aos Piratas, cometendo uma falha crucial no primeiro gol do Olympique de Marselha. Essa é uma ótima maneira de voltar aos trilhos. Atordoado após a dolorosa derrota por 1 a 0 para a Atalanta Bergamo na quarta-feira, o Olympique de Marselha se recuperou no sábado no Vélodrome. Os comandados de Roberto De Zerbi conquistaram uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre o Brest, pela 12ª rodada da Ligue 1.


ree

 

Ángel Gomes abriu o placar com uma cobrança de falta, após uma falha grotesca de Radoslaw Majecki (25º minuto). Mason Greenwood ampliou para o Marseille de pênalti (33º minuto). E Pierre-Emerick Aubameyang fechou a goleada (82º minuto). Os Olympiques, agora com sua segunda vitória consecutiva na Ligue 1 após o triunfo por 1 a 0 sobre o Auxerre, assumem temporariamente a liderança do campeonato, um ponto à frente do PSG, que visita o Lyon no domingo (20h45).

 

A vitória do OM foi totalmente merecida, já que os jogadores de De Zerbi mostraram um lado muito mais ofensivo do que contra a Atalanta Bergamo. O Marseille dominou a posse de bola desde o início (64%). Aubameyang, muito eficiente em suas movimentações, fez várias corridas perigosas, mas não conseguiu acertar o alvo (1º e 6º minuto). Jogando com um bloco defensivo bem fechado, o Brest criou sua melhor chance aos 9 minutos, quando Pathé Mboup perdeu uma oportunidade de um contra um com o goleiro Geronimo Rulli, que estava bem posicionado.

 

Com o controle total da partida, graças em particular à parceria no meio-campo entre Höjbjerg e Vermeeren, e ao recuo de Greenwood, que teve uma atuação apática no primeiro tempo, e Paixão, o Olympique de Marselha abriu o placar aos 25 minutos. Em uma cobrança de falta sofrida após um toque de mão de Brendan Chardonnet, o chute de Ángel Gomes foi defendido por Majecki, que desviou a bola para o próprio gol (veja abaixo). O OM rapidamente ampliou a vantagem. Kenny Lala, ultrapassado por Paixão, cometeu uma falta dentro da área, e Greenwood cobrou com categoria, mandando Majecki para o lado errado (33 minutos).

 

Roy perdeu Bradley Locko por lesão e fez duas substituições no intervalo, com Lucas Tousart e Rémy Labeau Lascary entrando nos lugares de Mboup e Mama Baldé. Essas duas substituições tiveram um impacto positivo sobre o Brest, com o último obrigando Rulli a fazer uma defesa (52 minutos). O segundo tempo foi em grande parte sem incidentes, com o Olympique de Marselha satisfeito em manter a vantagem. A melhor chance do Brest surgiu de uma cabeçada para fora de Ángel Gomes (58º minuto). Mas Aubameyang, que não marcava há sete jogos, finalmente animou o Vélodrome. Após um cruzamento preciso do substituto Matt O'Riley, o atacante gabonês marcou um golaço (82º minuto). Este terceiro gol agravou ainda mais a situação do Stade Brestois, que não vence desde 28 de setembro, contra o Angers (2-0), pela 6ª rodada. O time ocupa a 14ª posição na Ligue 1, com 10 pontos.

 

O Brest estava sob pressão, sofrendo contra um Olympique de Marselha bastante incisivo, mas não se entregava. Infelizmente para os Piratas, Radoslaw Majecki tinha outros planos. Aos 25 minutos, o goleiro polonês de 25 anos (1 jogo pela seleção), o pior avaliado pelo L'Équipe (média de 4,22), mais uma vez decepcionou seus companheiros. Em uma cobrança de falta aparentemente fácil de Angel Gomes, dada a pouca força e o ângulo inadequado, Majecki desperdiçou completamente a oportunidade, e a bola acabou no próprio gol. "O primeiro gol, não há o que dizer. Vocês viram o que aconteceu", comentou Eric Roy à BeIN Sports antes do intervalo.

 

Antes dessa falha, ele já havia perdido uma defesa espetacular (aos 5 minutos), o que irritou seu treinador. Após esse erro, as coisas melhoraram, com Majecki fazendo uma defesa em um chute de Greenwood (aos 46 minutos) no início do segundo tempo.

 
 
 

Comentários


bottom of page