Defesa do Brest falha, e Olympique de Marseille vence e assume liderança
- ogalofrances
- 8 de nov.
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de nov.
Enquanto aguardava a partida do PSG contra o Lyon no domingo, o Olympique de Marselha retomou a liderança da Ligue 1 no sábado (08/11), após a vitória por 3 a 0 em casa contra o Brest, pela 12ª rodada. Radoslaw Majecki custou caro aos Piratas, cometendo uma falha crucial no primeiro gol do Olympique de Marselha. Essa é uma ótima maneira de voltar aos trilhos. Atordoado após a dolorosa derrota por 1 a 0 para a Atalanta Bergamo na quarta-feira, o Olympique de Marselha se recuperou no sábado no Vélodrome. Os comandados de Roberto De Zerbi conquistaram uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre o Brest, pela 12ª rodada da Ligue 1.

Ángel Gomes abriu o placar com uma cobrança de falta, após uma falha grotesca de Radoslaw Majecki (25º minuto). Mason Greenwood ampliou para o Marseille de pênalti (33º minuto). E Pierre-Emerick Aubameyang fechou a goleada (82º minuto). Os Olympiques, agora com sua segunda vitória consecutiva na Ligue 1 após o triunfo por 1 a 0 sobre o Auxerre, assumem temporariamente a liderança do campeonato, um ponto à frente do PSG, que visita o Lyon no domingo (20h45).
A vitória do OM foi totalmente merecida, já que os jogadores de De Zerbi mostraram um lado muito mais ofensivo do que contra a Atalanta Bergamo. O Marseille dominou a posse de bola desde o início (64%). Aubameyang, muito eficiente em suas movimentações, fez várias corridas perigosas, mas não conseguiu acertar o alvo (1º e 6º minuto). Jogando com um bloco defensivo bem fechado, o Brest criou sua melhor chance aos 9 minutos, quando Pathé Mboup perdeu uma oportunidade de um contra um com o goleiro Geronimo Rulli, que estava bem posicionado.
Com o controle total da partida, graças em particular à parceria no meio-campo entre Höjbjerg e Vermeeren, e ao recuo de Greenwood, que teve uma atuação apática no primeiro tempo, e Paixão, o Olympique de Marselha abriu o placar aos 25 minutos. Em uma cobrança de falta sofrida após um toque de mão de Brendan Chardonnet, o chute de Ángel Gomes foi defendido por Majecki, que desviou a bola para o próprio gol (veja abaixo). O OM rapidamente ampliou a vantagem. Kenny Lala, ultrapassado por Paixão, cometeu uma falta dentro da área, e Greenwood cobrou com categoria, mandando Majecki para o lado errado (33 minutos).
Roy perdeu Bradley Locko por lesão e fez duas substituições no intervalo, com Lucas Tousart e Rémy Labeau Lascary entrando nos lugares de Mboup e Mama Baldé. Essas duas substituições tiveram um impacto positivo sobre o Brest, com o último obrigando Rulli a fazer uma defesa (52 minutos). O segundo tempo foi em grande parte sem incidentes, com o Olympique de Marselha satisfeito em manter a vantagem. A melhor chance do Brest surgiu de uma cabeçada para fora de Ángel Gomes (58º minuto). Mas Aubameyang, que não marcava há sete jogos, finalmente animou o Vélodrome. Após um cruzamento preciso do substituto Matt O'Riley, o atacante gabonês marcou um golaço (82º minuto). Este terceiro gol agravou ainda mais a situação do Stade Brestois, que não vence desde 28 de setembro, contra o Angers (2-0), pela 6ª rodada. O time ocupa a 14ª posição na Ligue 1, com 10 pontos.
O Brest estava sob pressão, sofrendo contra um Olympique de Marselha bastante incisivo, mas não se entregava. Infelizmente para os Piratas, Radoslaw Majecki tinha outros planos. Aos 25 minutos, o goleiro polonês de 25 anos (1 jogo pela seleção), o pior avaliado pelo L'Équipe (média de 4,22), mais uma vez decepcionou seus companheiros. Em uma cobrança de falta aparentemente fácil de Angel Gomes, dada a pouca força e o ângulo inadequado, Majecki desperdiçou completamente a oportunidade, e a bola acabou no próprio gol. "O primeiro gol, não há o que dizer. Vocês viram o que aconteceu", comentou Eric Roy à BeIN Sports antes do intervalo.
Antes dessa falha, ele já havia perdido uma defesa espetacular (aos 5 minutos), o que irritou seu treinador. Após esse erro, as coisas melhoraram, com Majecki fazendo uma defesa em um chute de Greenwood (aos 46 minutos) no início do segundo tempo.







Comentários