Chama olímpica é acesa na Grécia
- ogalofrances
- 16 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2024
Nesta terça-feira (16/4), a chama olímpica foi acesa numa cerimônia no Templo de Hera, em Olímpia, palco dos Jogos na Antiguidade, na Grécia. O fogo símbolo das Olimpíadas alimentou a Tocha Olímpica, que será carregada por mais de dez mil condutores até a pira na cerimônia de abertura de Paris-2024 no dia 26 de julho.

Fotos: Paris 2024 / Photographe / SIPA PRESS
O tempo nublado impediu que a chama fosse acesa com raios solares e um espelho parabólico. Desta vez, o acendimento foi artificial.
Atual campeão olímpico, o remador grego Stéfanos Doúskos foi o primeiro condutor da Tocha Olímpica. O atleta recebeu a chama das mãos da suma sacerdotisa do Templo de Hera, interpretada por Mary Mina.
De posse da chama, ele entregou para Laure Manaudou, campeã olímpica em Atenas-2004. A ex-nadadora foi a primeira francesa a conduzir o fogo símbolo dos Jogos Paris-2024.

A cerimônia reuniu autoridades internacionais, como Thomas Bach (presidente do Comitê Olímpico Internacional), Katerine Sakellaropoulou (presidente da Grécia), Aristidis Panagiotopoulos (prefeito de Olímpia), Spyros Capralos (presidente do Comitê Olímpico da Grécia) e Tony Estanguet (tricampeão olímpico e presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Paris).
A chama vai deixar a Grécia no dia 27 de abril a bordo do veleiro centenário Belem em direção a Marselha, cidade no sul da França. A chegada está prevista para o dia 8 de maio.

O revezamento da Tocha Olímpica vai cumprir 68 etapas na França e percorrer 400 cidades francesas. O fogo dos Jogos vai passar por territórios ultramarinos da França, como a Guiana Francesa, Ilha de Reunião, Nova Caledônia, Polinésia Francesa, Guadalupe e Martinica.







Comentários