top of page

Cartão vermelho recebido pelo atacante brasileiro Endrick é anulado

  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

O atacante brasileiro do Lyon, Endrick, corria o risco de uma suspensão de dois a três jogos após o cartão vermelho direto recebido no último sábado em Nantes (1-0), que foi "reclassificado" nesta quarta-feira pela comissão disciplinar como um segundo cartão amarelo.

 

Expulso por atingir o tornozelo de Dehmaine Tabibou no último sábado, em Nantes, durante a décima segunda vitória consecutiva do Lyon (1-0) em todas as competições, Endrick sabia que perderia automaticamente o jogo de domingo contra o Nice, no Groupama Stadium (20h45). E depois?

 

Essa foi a questão central da reunião do comitê disciplinar realizada na quarta-feira à noite na sede da LFP. Um resumo dos acontecimentos: o atacante brasileiro foi vítima de uma falta dura de Matthis Abline, recebeu cartão amarelo aos 2 minutos por revidar com uma falta na jogada seguinte e foi expulso aos 61 minutos. Inicialmente, o árbitro Mathieu Vernice havia mostrado o segundo cartão amarelo. No entanto, após revisão do VAR, ele aplicou o cartão vermelho direto.

 


Neste caso, as diretrizes disciplinares estipulam uma suspensão mínima de dois jogos. Isso significaria que Endrick perderia a partida de domingo contra o Nice e, em seguida, o jogo fora de casa contra o Strasbourg no domingo seguinte, ambos com início às 20h45. Também significaria perder o jogo crucial em Marselha, no dia 1º de março.

 

O comitê disciplinar optou por seguir os argumentos do Lyon, e especialmente do árbitro, e impor apenas uma suspensão de um jogo a Endrick: "Após analisar as imagens e ler o relatório do árbitro, que recomendou a anulação do cartão vermelho, o comitê disciplinar decidiu anular o cartão vermelho e substituí-lo por um segundo cartão amarelo, resultando na expulsão. Foi imposta uma suspensão de um jogo", explicou o comunicado divulgado na noite de quarta-feira pela LFP.

 

Antes da viagem a Loire-Atlantique, Endrick não havia recebido nenhum cartão amarelo na Ligue 1, mas havia sido advertido contra o Laval (L2, 2-0) nas oitavas de final da Copa da França, três dias antes. Uma suspensão potencialmente mais longa era uma preocupação significativa para o Lyon, cujas opções de ataque continuam limitadas.

 

Endrick, que marcou cinco gols e deu três assistências em seis jogos (L1 e Copa da França combinadas), transformou a ameaça que o time de Paulo Fonseca pode representar para as defesas adversárias. De fato, o técnico português não colocou nenhum atacante para substituí-lo após sua expulsão no Stade de la Beaujoire.

 

Contra o Nice no domingo, ele poderá contar com o atacante Roman Iaremtchouk, que chegou no final da janela de transferências de inverno. O ucraniano, um jogador puramente central, se juntou aos treinos da equipe esta semana. Malick Fofana, que está afastado desde novembro (tornozelo), deve retornar no final do mês.

 
 
 

Comentários


bottom of page