top of page

Abner Vinicius faz gol em Nantes, e Lyon conquista vitória

  • ogalofrances
  • 30 de nov.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de dez.

Graças a um gol de Abner Vinicius e dois de Martin Satriano, o Lyon encerrou uma sequência de quatro jogos sem vitória na Ligue 1 ao derrotar o Nantes, que ficou com um jogador a menos por mais da metade da partida (3 a 0) neste domingo (30/11). O clube do Ródano sobe para a 6ª posição, enquanto o Nantes permanece na zona de repescagem para o rebaixamento, apenas dois pontos à frente do lanterna Auxerre.

 

Setenta e cinco anos comemorados em grande estilo. No início do domingo, o Lyon organizou um jogo para suas lendas contra ex-jogadores do Parma no gramado Gérard Houllier, no centro de treinamento do clube. A primeira vitória do dia (4 a 2) veio logo em seguida, com o time de Paulo Fonseca, que cumpria seu último jogo de suspensão nas arquibancadas, fazendo o necessário contra o Nantes (3 a 0) na Ligue 1.

 

ree

Após uma vitória expressiva na Liga Europa contra o Maccabi Tel Aviv (6 a 0) e a liderança da fase de grupos, o Lyon retornou à Ligue 1. Para interromper sua sequência de quatro jogos sem vitória (três empates e uma derrota), precisava receber um time em situação semelhante no Estádio Groupama. Embora o primeiro tempo tenha sido equilibrado, o jogo mudou completamente quando Junior Mwanga foi expulso (veja abaixo) por uma entrada violenta em Hans Hateboer (43º minuto). Um duro golpe para os 274 torcedores do Nantes que viajaram até o setor visitante, já que o jogo terminou naquele exato momento.

 

Após o intervalo, o Lyon assumiu o controle da bola e o Nantes conseguiu apenas algumas tentativas tímidas de gol com Matthis Abline. No gol, Anthony Lopes, retornando ao seu antigo clube pela primeira vez desde que deixou o Nantes, só pôde assistir ao desenrolar da partida. Enquanto Tyler Morton acertou a trave direita, o goleiro português nada pôde fazer na jogada seguinte, quando Abner Vinicius o deixou sem reação com um chute preciso que entrou no canto esquerdo (51º minuto).

 

A máquina estava a todo vapor e até Martín Satriano entrou na festa. Depois de ter dificuldades para marcar gols, o uruguaio fez dois gols cruciais, vencendo Charles Awaziem em ambas as ocasiões (70º e 77º minutos). Para completar, o belga Orel Mangala retornou aos gramados 310 dias após a grave lesão no joelho sofrida em janeiro passado, durante seu empréstimo ao Everton.

 

Esta vitória permite que Corentin Tolisso e seus companheiros voltem à disputa por uma vaga em competições europeias, subindo para a 6ª posição. Para o Nantes, a situação está piorando cada vez mais. O time de Luis Castro está em má fase e permanece em 16º lugar, na zona de rebaixamento, apenas dois pontos à frente do lanterna Auxerre (11 pontos contra 9).

 

Satriano esperava por esse momento há muito, muito tempo. Então, quando, após uma primeira metade de jogo um tanto apática, viu a bola subir no céu do Groupama Stadium após um cruzamento de Pavel Sulc, ele não hesitou. Com uma acrobática bicicleta, embora não executada com perfeição, por cima de Awaziem, o uruguaio finalmente abriu o placar com uma jogada ousada.

 

Tendo marcado apenas na Liga Europa (contra o RB Salzburg, por 2 a 0, em 2 de outubro), Satriano repetiu o feito sete minutos depois com um verdadeiro gol de camisa 9, demonstrando sua movimentação, posicionamento e finalização com a parte externa do pé direito. Um enorme alívio após 17 jogos sem marcar na primeira divisão.

 

Nenhum time manteve mais jogos sem sofrer gols do que o Lyon nesta temporada nas cinco principais ligas europeias.

 

O Nantes terminou a partida com 10 jogadores. E até mesmo o primeiro tempo. Aos 40 minutos, Junior Mwanga, no círculo central, levantou o pé direito para disputar a bola com Hans Hateboer. O holandês cabeceou e as travas da chuteira do meio-campista de 22 anos atingiram o ombro esquerdo do adversário. O árbitro Abdelatif Kherradji inicialmente advertiu o jogador emprestado pelo Strasbourg, antes da intervenção do VAR. Após a revisão das imagens, o cartão amarelo foi convertido em vermelho (43º minuto).

 
 
 

Comentários


bottom of page