Strasbourg vence Slovan Bratislava e garante vaga na Conference
- ogalofrances
- 3 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de out.
Derrotado pela segunda vez nesta temporada pelo OM no Meinau na última sexta-feira (1-2), o Racing Club de Strasbourg Alsace se recuperou com uma vitória por 2 a 1 fora de casa contra o Slovan Bratislava, em sua estreia na Conference League, na noite desta quinta-feira (02/10).
Apesar da falta de estilo, os alsacianos tiveram 100% de aproveitamento no primeiro tempo. Enquanto os heptacampeões eslovacos, ainda invictos em casa (cinco vitórias e três empates), desperdiçaram suas chances e tiveram dificuldades para finalizar, o Racing conseguiu o feito de abrir o placar contra o ritmo do jogo e, principalmente, sem precisar tentar um único chute. Alasana Yirajang desviou o cruzamento de Martial Gobo para o próprio gol (21 minutos).
Este golpe de sorte validou a surpreendente escolha tática de Liam Rosenior. Mais acostumado a escalar uma defesa com três homens, o técnico inglês do RCSA optou desta vez por uma formação 4-5-1, com ampla rotação de jogadores. Essas escolhas se mostraram acertadas. Com os eslovacos ainda se recusando a acertar o alvo, o Racing aproveitou para ampliar a vantagem graças a Abdoul Ouattara, em uma de suas raras jogadas coletivas no primeiro tempo (41 minutos).

Com a sua equipe conseguindo se destacar, Rosenior aproveitou o intervalo para começar a rotacionar o elenco, notadamente com a saída de Mathis Amougou, que não vinha tendo uma ótima noite, em favor do craque Valentin Barco. Isso permitiu que o Strasbourg finalmente (im)pusesse sua marca técnica nesta partida.
Mas como a partida desrespeitou decididamente as regras do futebol, o Slovan conseguiu reacender o suspense, contrariando o ritmo do jogo, com um escanteio cobrado por Rahim Ibrahim, que venceu facilmente Andrew Omobamidele (64 minutos).
Depois de facilitar a partida, o Strasbourg encontrou uma maneira de, de repente, dificultar a partida, e isso continuou até o final. Foi o que aconteceu na segunda partida do play-off contra o Bröndby, da Dinamarca (3 a 2 em 28 de agosto; ida: 0 a 0). Um pênalti anulado pelo VAR (63 minutos), uma defesa de Lucas Högsberg em cima da linha (80 minutos) e uma defesa decisiva de Mike Penders em cima da linha, em resumo, permitiram que um Racing em ótimas condições no final não perdesse a vitória.
Em sua estreia como titular na Liga dos Campeões pelo Strasbourg, Martial Godo deu a assistência final para os dois primeiros gols. Um de seus cruzamentos foi desviado para o próprio gol por um chute de canhota do gambiano Alasana Yirajang (26 minutos). Em seguida, o ponta-esquerda marfinense deu o passe perfeito para seu compatriota Abdoul Ouattara, que já havia marcado contra o OM e ampliou a vantagem com um chute cruzado dentro da área (41 minutos). Isso é o que se pode chamar de uma estreia bem-sucedida.







Comentários