Seleção francesa masculina de basquete vai enfrentar campeões europeus na Olimpíada
- ogalofrances
- 18 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2024
Por Suzanne Drapo O sorteio dos grupos dos torneios de basquete dos Jogos Olímpicos foi realizado na noite desta terça-feira (19/3), em Mies, na Suíça. Atual vice-campeão olímpico, a França está no grupo B. Os astros franceses Rudy Gobert e Victor Wembanyama vão enfrentar o Japão, o vencedor do pré que será disputado na Letônia e a Alemanha, campeã mundial.

Foto: Reginald Thomas / San Antonio Spurs
Existe a possibilidade de o Brasil, que ainda não garantiu vaga nos Jogos, enfrentar a França na fase de grupos. É que o pré da Letônia contará com a participação da seleção brasileira.
Atuais campeões olímpicos, os Estados Unidos, que venceram a final contra a França nos Jogos Tóquio 2020, estão no grupo C com Sérvia, do craque Nikola Jokic – atual campeão da NBA com o Denver Nuggets – , o Sudão do Sul e o vencedor do pré de Porto Rico, que tem a Lituânia como favorita.
No grupo A, Canadá e Austrália se juntam a dois países que ainda buscam vagas na Olimpíada. Os favoritos a estas duas vagas são Espanha, Grécia, do fenômeno Giannis Antetokounmpo, campeão da NBA pelo Milwaukee Bucks, e Eslovênia, de Luka Doncic, ala-armador do Dallas Mavericks.
De 2 a 7 de julho, são realizados os últimos pré-olímpicos masculinos de basquete. O vencedor de cada um deles estará garantido nos Jogos de Paris.
- Pré-olímpico em Valência: Espanha, Angola, Líbano, Bahamas, Finlândia e Polônia.
- Pré-olímpico em Atenas: Grécia, República Dominicana, Egito, Eslovênia, Croácia e Nova Zelândia.
- Pré-olímpico em Riga: Letônia, Geórgia, Filipinas, Brasil, Montenegro e Camarões.
- Pré-olímpico em San Juan: Porto Rico, Itália, Bahrein, Lituânia, México e Costa do Marfim.
O regulamento da Olimpíada prevê que os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avancem para as quartas. Os confrontos serão definidos após um sorteio: o primeiro de cada grupo e o melhor segundo colocado estarão de um lado do pote; do outro, as demais seleções para formar o chaveamento das quartas.
Apesar de a França ser a atual medalha de prata olímpica, os favoritos continuam sendo os Estados Unidos, que venceram 16 das 20 finais olímpicas até hoje.
A competição olímpica masculina começa no dia 27 de julho. A disputada medalha de ouro está prevista para 10 de agosto.
A fase de grupos acontecerá em Lille, no estádio Pierre Mauroy. As demais fases (quartas, semifinais e final) serão disputadas na Accor Arena, em Paris.







Comentários