Público causa problemas e Roland-Garros impõe regras para bebida alcoólica
- ogalofrances
- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2024
Por Marcio Arruda A partir de 31 de maio, a venda de bebidas alcoólicas está proibida nas arquibancadas das 18 quadras de Roland-Garros. A inédita decisão foi tomada nesta quinta (30/5) pela diretora do Grand Slam, a ex-tenista francesa Amélie Mauresmo. Porém, a venda continua em todos nos pontos no interior do complexo esportivo. Assim, os torcedores poderão consumir livremente bebidas alcoólicas do lado de fora das quadras, dentro de Roland-Garros.
O motivo para esta decisão veio após o caso que envolveu o tenista belga David Goffin. Ele foi vítima de uma atitude lamentável – palavra mais branda para ser usada nesta situação – de torcedores em Roland-Garros. O tenista belga levou uma cusparada de um torcedor durante a partida do Grand Slam disputada na quadra 14 contra o francês Giovanni Perricard no último dia 28 de maio. A arquibancada desta quadra fica a pouco mais de um metro do local onde os tenistas descansam entre um game e outro.
“É evidente que isso foi longe demais. Um desrespeito total. Está virando futebol e, em breve, haverá sinalizadores de fumaça, hooligans e brigas nas arquibancadas. Está começando a ficar ridículo. Algumas pessoas estão lá mais para causar problemas do que para criar uma atmosfera esportiva”, declarou.

Foto: Benoit Doppagne
“Alguém cuspiu um chiclete em mim. Estava ficando complicado. É por isso que eu tentei manter a calma. Se eu começasse a ficar com raiva disso, isso poderia ter me desestabilizado, além de dar satisfação para os torcedores que estavam lá para fazer baderna. Embora seja natural que torcedores compartilhem seu entusiasmo e apóiem seus favoritos, isso não pode ir contra os valores do tênis ou contra o respeito por todos os jogadores” revelou o tenista belga.
“Acho que isso só acontece aqui na França. Em Wimbledon não há isso; nem na Austrália. Nos Estados Unidos, ainda é bastante tranquilo. Aqui, a atmosfera é realmente pouco saudável”, completou.
Quem também reclamou foi a tenista número 1 do mundo. A polonesa Iga Swiatek reclamou em público do comportamento dos torcedores. A tricampeã de Roland-Garros criticou veementemente reações dos torcedores franceses. Na vitória da polonesa na quadra Philippe Chatrier sobre a japonesa Naomi Osaka, numa das melhores partidas desta edição, no último dia 30, torcedores se exaltaram mais de uma vez.

Foto: Philippe Montagny/FFT
“Tenho um enorme respeito por vocês e sei que estamos jogando por vocês, mas às vezes, sob muita pressão, quando gritamos alguma coisa durante o rali, é muito difícil ficar concentrada. Estamos lutando a vida toda para sermos cada vez melhores. As disputas são grandes. Há muito dinheiro para ganhar. Perder alguns pontos pode mudar muita coisa. Por favor, pessoal, se vocês puderem nos apoiar entre os pontos, mas não durante, será ótimo. Espero que vocês ainda gostem de mim porque sei que o público francês pode pegar alguns jogadores de quem não gosta e vaiar. Mas eu amo vocês e sempre adoro jogar aqui”, declarou Iga.







Comentários