PSG é campeão mundial de clubes
- ogalofrances
- há 9 horas
- 3 min de leitura
O Paris Saint-Germain conquistou o título da Copa Intercontinental nesta quarta (17/12) na final disputada em Doha, no Catar. Apesar das dificuldades enfrentadas e ter desperdiçado muitas chances, o PSG venceu o Flamengo nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Na disputa das penalidades máximas, o PSG venceu por dois a um. Este foi o sexto troféu do ano do Paris Saint-Germain. O Flamengo, que perdeu quatro cobranças de penalidades máximas, chegou ao seu segundo vice mundial.

Com a conquista da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain confirmou seu domínio no futebol mundial em 2025 e ampliou sua coleção de troféus da temporada. Já coroado campeão da Champions League, da Ligue 1, da Supercopa da França, da Copa da França e da Supercopa da Uefa, o clube de Paris venceu o Flamengo e alcançou um inédito título para o futebol francês. A vitória na final da Copa Intercontinental foi selada nos pênaltis, brilhando o goleiro russo Matvei Safonov, que defendeu quatro cobranças.
Os parisienses começaram bem, impondo seu ritmo e dominando a posse de bola contra os brasileiros. As primeiras chances surgiram rapidamente: Lee Kang-in (3º minuto) e depois João Neves (4º minuto) pressionaram a defesa brasileira. Aos 9 minutos, Fabian Ruiz chegou a abrir o placar com um chute de longa distância, mas o gol foi anulado porque, segundo a arbitragem, a bola havia saído pela ,linha de fundo na mesma jogada.
Encontrando finalmente o seu ritmo, os brasileiros reagiram, principalmente com um chute de longa distância de Erick Pulgar que foi bem defendido por Matvei Safonov (17º minuto). Marquinhos se destacou ao cortar um cruzamento perigoso de Alex Sandro (24º minuto). Apesar desse breve período de pressão do adversário, o PSG manteve o controle. Merecidamente recompensados pelo seu domínio, o PSG abriu o placar aos 38 minutos. Após cruzamento de Désiré Doué, o goleiro Agustín Rossi não segurou a bola e Khvicha Kvaratskhelia aproveitou o rebote na segunda trave para colocar a equipe francesa em vantagem (1-0).

No segundo tempo, o Flamengo reagiu bem contra um PSG passivo nos primeiros minutos após o intervalo. Marquinhos tocou no tornozelo de Giorgian de Arrascaeta. O uruguaio caiu na jogada e o árbitro assinalou pênalti. Jorginho cobrou e empatou.
Em seguida, o Paris Saint-Germain pressionou e "alugou" o campo do Flamengo. Apesar do domínio, o PSG encontrou dificuldades para criar chances claras de gol. Embora o Flamengo tenha feito um contra-ataque fulminante (aos 84 minutos), mas que não foi convertido em gol. No último minuto dos acréscimos do segundo tempo, o Paris Saint-Germain achou que iria fazer o gol da vitória com um potente chute cruzado de Ousmane Dembélé, que Marquinhos não aproveitou na pequena área e chutou muito mal.
As duas equipes foram, portanto, para a prorrogação. Apesar das duas boas tentativas, Ousmane Dembélé (aos 115 e 116 minutos) não conseguiu balançar a rede, mostrando claramente ainda estar fora de forma, já que o melhor jogador do mundo volta de lesão. O empate persistiu na prorrogação e as equipes foram decidir o título nos pênaltis. Na disputa de pênaltis, apesar dos erros de Ousmane Dembélé, que chutou por cima do travessão, e Bradley Barcola, que parou na defesa do goleiro adversário, o PSG contou com o brilho do goleiro Matvei Safonov, que defendeu quatro cobranças de pênaltis do Flamengo.

Pouquíssimo exigido durante a partida e sem poder fazer muita coisa na cobrança de pênalti de Jorginho durante o tempo normal, o goleiro russo de 26 anos foi brilhante na disputa de pênaltis. Após sofrer o primeiro pênalti, cobrado por Nicolás de la Cruz, ele fez quatro defesas consecutivas nas cobranças de Saúl Ñíguez, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo. Ele foi carregado nos ombros pelos companheiros após a última defesa, que selou o título de campeão da Copa Intercontinental para o Paris Saint-Germain.
A baixa da partida foi de Lee Kang-In. O sul-coreano sofreu uma lesão na coxa esquerda aos 35 minutos de jogo. Esta é mais uma lesão para o Paris Saint-Germain, que vem sofrendo com problemas físicos desde o Mundial de Clubes, disputado durante o verão europeu. Aliás, esta foi a única competição que o PSG perdeu na temporada. O clube francês chegou à final, mas foi derrotado pelo Chelsea.
Com o título da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain passa a ser o terceiro clube do mundo a conquistar a sêxtupla coroa (Champions League, Ligue 1, Supercopa da França, Copa da França, Supercopa da Uefa e, agora, Copa Intercontinental). Antes do PSG, apenas Barcelona (2009) e Bayern de Munique (2020) alcançaram a sêxtupla.







Comentários