PSG sofre, mas estreia com vitória na Champions League
- ogalofrances
- 18 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2024
Por Marcio Arruda
Não foi uma estreia fácil. Em partida válida pela primeira rodada da Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain dominou o Girona nesta quarta (18/9) no Parc des Princes, mas errou muito nas finalizações. No final, conquistou a merecida vitória graças a uma falha bisonha do goleiro Gazzaniga.

Foto: Getty Images/Team Pios/PSG O PSG entrou em campo sem uma de suas estrelas: o goleiro Gianluigi Donnarumma, que apresentou dores musculares na coxa direita depois da vitória do time sobre o Brest pelo campeonato francês. Assim, o russo Matvei Safonov, que chegou nesta temporada vindo do Krasnodar, assumiu a titularidade e fez sua estreia com a camisa parisiense.
Além do goleiro italiano, o técnico Luis Enrique continuou sem contar com Resnel Kimpembe, que se recupera de uma lesão e está em fase de transição da academia para o campo, Lucas Hernández, que não joga desde maio por causa de uma lesão no joelho direito, e Gonçalo Ramos, se lesionou na primeira partida desta temporada.
Vitinha, que foi poupado na última partida da Ligue 1, foi selecionado para começar a partida, assim como Zaire-Emery.

Foto: Getty Images/Team Pios/PSG
Marquinhos foi o único brasileiro que começou a partida no Parc des Princes. O capitão do PSG formou dupla com o equatoriano Willian Pacho. Outro brasileiro do elenco, Lucas Beraldo ficou no banco como opção do treinador espanhol.
Apostando no poderio de fogo do trio de ataque, formado por Dembélé, Asensio e Barcola, o Paris Saint-Germain começou partindo pra cima. A postura do Girona, como era esperada, foi forçar a macacão no meio-campo e se arriscar nos contra-ataques.
A primeira boa jogada da partida foi do PSG. Em boa trama no ataque, a bola sobrou na grande área para Zaire-Emery, que chutou forte, mas houve o desvio da zaga para alívio do goleiro Gazzaniga.
No minuto seguinte, Zaire-Emery puxou a marcação e com um toque genial de calcanhar deixou Asensio livre na entrada da área. O espanhol chutou cruzado, mas sem perigo para o Girona.
As poucas chances do primeiro tempo foram criadas em jogadas individuais, como no chute de Dembélé perto do travessão aos 39 minutos. E logo depois do ataque do PSG, o espanhol Asensio sentiu um problema muscular na coxa direita e foi substituído por Kolo Muani.
No segundo tempo, o cenário se manteve. Num jogo amarrado, não é aconselhável perder oportunidades de gol. Dembélé arrancou do campo de defesa e começou a construir um contra-ataque de almanaque. Mas o camisa 10 prendeu demais a bola e não tocou para Kolo Muani, que estava em melhor posição e livre de marcação. O atacante francês acabou sendo travado pela zaga espanhola e perdeu a melhor chance de gol até aquele momento.
A individualidade passou a ser a tônica do PSG no segundo tempo. Dembélé, de novo, e por duas vezes, e Hakimi perderam boas chances para abrir o placar. Tudo antes dos 10 minutos. Depois destas quatro oportunidades perdidas, o técnico Luis Enrique mexeu no time: entraram João Neves, Désiré Doue e Lee Kang-In.
Assim como no primeiro tempo, o Girona se aventurava em raros contra-ataques que não tinham boa finalização. O time espanhol, que fez sua primeira partida de Champions League de sua história, estava mais preocupado em se defender e marcar o meio-campo do PSG do que buscar os três pontos.
Na melhor oportunidade da segunda etapa, Kolo Muani fez um giro incrível para se livrar da marcação. Ficou cara a cara com o goleiro no bico da pequena área, mas chutou pra fora a chance de gol do PSG.
Outra chance incrível perdida pelo PSG veio nos pés de Hakimi, que ficou na cara do goleiro e chutou em cima do travessão.

E quando o jogo se arrastava para um zero a zero para o PSG se lamentar, eis que Nuno Mendes invadiu a área pela esquerda aos 44 minutos e chutou rasteiro. A bola passou entre as pernas do goleiro Gazzaniga. Foi a maior falha de goleiro até agora nesta primeira rodada da Champions League! Apesar de o chute ter sido de Nuno Mendes, o árbitro anotou na súmula gol contra de Gazzaniga.
Com o um a zero no placar, o técnico Luis Enrique tratou de gastar o tempo, colocando o zagueiro Lucas Beraldo no lugar de Dembélé. E nada mais aconteceu até o apito final. Um a zero sofrido para o Paris Saint-Germain e os três primeiros pontos na Liga dos Campeões.







Comentários