Paris confiante na segurança para Jogos 2024
- ogalofrances
- 6 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de mar. de 2024
Num contexto internacional tenso, com uma ameaça terrorista que ainda pesa sobre a França, a questão de garantir a segurança da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris tem sido uma dor de cabeça para o governo.
O comandante da policia da cidade, Laurent Nuñez, informou ao France Info nesta quarta (06/3) que o órgão está confiante na questão da segurança da abertura de Paris-2024. “Somos um grande país e um modelo para o mundo”, disse. O comandante ainda lembrou que em janeiro de 2015, depois dos atentados que atingiram o Charlie Hebdo e o Hyper Cacher em Port de Vincennes, o país demorou três dias para organizar uma cerimônia em homenagem às vítimas ao ar livre em Paris com a presença de chefes de estado.
Nesta entrevista concedida ao France Info, Laurent Nuñez lembrou que a França organizou a Euro em 2016 e o Mundial de Rugby no ano passado e não houve nenhum relato do gênero.
Mas, tanto otimismo dá espaço, claro, à precaução. “Continuamos atentos à ameaça endógena e aos indivíduos que poderiam agir. Sempre existe esse medo de uma ameaça projetada com equipes vindas do exterior”, explicou. O comandante da polícia disse que o órgão monitora ambientalistas radicais de ultraesquerda e de ultradireita, além de possíveis ataques cibernéticos.

Imagem: Florian Hulleu / AFP
A cerimônia de abertura dos Jogos Paris-2024, que vai acontecer em 26 de julho, vai reunir 222 mil pessoas. Este número é bem diferente dos 600 mil que se imaginava. A redução, claro, é por razão de segurança. A expectativa é de um efetivo de 45 mil policiais. O comandante disse, também, que este número ainda pode diminuir.
A inspeção também será feita nos barcos das delegações dos países participantes. As embarcações vão desfilar no rio Sena no trecho de seis quilômetros, entre Austerlitz e Trocadéro.







Comentários