Olympique Lyonnais vence em Lyon pela Liga Europa
- ogalofrances
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Ao vencer por pouco o time holandês Go Ahead Eagles (2-1) em casa, o Lyon recuperou a liderança na tabela da Liga Europa e deu um grande passo rumo às oitavas de final nesta quinta-feira (11/12).
Ansioso por se redimir após a decepcionante derrota por 1 a 0 para o Lorient na Ligue 1, Paulo Fonseca escalou sua equipe em uma formação 3-5-2 bastante ofensiva e atraente, com o atacante Afonso Moreira atuando como ala-esquerdo. O técnico português abriu o placar rapidamente após uma bela jogada coletiva dentro da área, envolvendo Martin Satriano e Tyler Morton (1 a 0, 3º minuto). Mas o Go Ahead Eagles empatou logo em seguida com o centroavante Milan Smit (1 a 1, 6º minuto), aproveitando um erro técnico de Corentin Tolisso, que dominou mal a bola na entrada da área após um corte de Rémy Descamps.
E foi outro erro, cinco minutos depois, que deu ao Lyon a vantagem de 2 a 1: Jari De Busser, goleiro belga do clube holandês, espalmou um chute de Ainsley Maitland-Niles que deveria ter defendido, e Pavel Sulc aproveitou a oportunidade (11º minuto). O jogo então perdeu bastante ritmo, mesmo com Satriano acertando a trave (22º minuto).
O Go Ahead Eagles foi perigoso nos contra-ataques, mas o Lyon teve as melhores chances, sem nunca dominar completamente o adversário. Maitland-Niles perdeu uma oportunidade de ouro (72º minuto) e Tolisso acertou o travessão (89º minuto), enquanto Moussa Niakhaté viu seu chute de pé esquerdo ser salvo em cima da linha (90+1º minuto). Com esta quinta vitória em seis jogos na Liga Europa, o OL deu um passo muito importante rumo à classificação direta para as oitavas de final.
Atuando como um armador recuado, atrás dos dois meio-campistas Corentin Tolisso e Khalis Merah, o inglês ditou o ritmo e a cadência da partida. Rapidamente deixando sua marca, ele criou espaços e deu a assistência para o primeiro gol de Afonso Moreira (1 a 0, aos 3 minutos), e depois desestabilizou incessantemente a defesa adversária com seus passes. Os holandeses tiveram dificuldades para pressioná-lo, pois o jogador formado na base do Liverpool antecipa as jogadas melhor do que os demais e sua técnica superior lhe permite se livrar de situações complicadas. Em uma noite em que Tolisso esteve muito abaixo do seu nível habitual, Morton se impôs como líder e permitiu que o Lyon dominasse um confronto difícil. Ele poderia ter selado a vitória com um belo chute colocado, não fosse a defesa de De Busser (aos 87 minutos).








Comentários