Olimpíada de Paris, uma revolução no esporte
- ogalofrances
- 30 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2024
Por Marcio Arruda A Olimpíada de 2024 promete muitos atrativos, como estreia de modalidade esportiva, inovação na cerimônia de abertura... Mas os Jogos na capital francesa não serão pioneiros neste ano. Há 100 anos, na Olimpíada também foi disputada em Paris e trouxeram novidades.
Na Olimpíada de 1924, foi inaugurada a primeira Vila Olímpica, instalada no estádio Yves-du-Manoir, em Colombes, a Noroeste de Paris. Os dormitórios eram de madeira e continham três camas. Refeitórios, Banheiros e chuveiros eram compartilhados. O local abrigou atletas de 44 países. Os únicos que não ficaram na novidade dos Jogos de 1924 foram os americanos; os Estados Unidos alugaram um castelo para hospedar os atletas.

Foto: M.Garcia
Hoje, ainda há uma casa da primeira Vila Olímpica, muito bem cuidada no interior do Yves-du-Manoir. O estádio vai receber, nesta edição dos Jogos, os torneios masculino e feminino de hóquei sobre a grama.
A Olimpíada de 1924 foi a primeira a organizar uma cerimônia de encerramento, com as bandeiras olímpica, do país-anfitrião e do país que receberia os Jogos na edição seguinte. Os Jogos de Paris de 100 anos atrás foram os primeiros a ter autofalantes nos estádios. Também foram criadas cabines de transmissão para jornalistas e houve a primeira transmissão de rádio de uma edição olímpica. Antes, todas as provas eram relatadas por escrito.
Alguns atletas viraram estrelas internacionais, como o nadador John Weissmuller, que conquistou três ouros para os Estados Unidos. Depois dos Jogos, ele se tornou ator, ficando mundialmente conhecido por interpretar Tarzan no cinema.
No atletismo, o britânico Harold Abrahams venceu os 100 metros rasos e quebrou uma sequência americana na prova. A vitória foi tão celebrada que em 1981 foi parar nas telonas com o filme Carruagens de Fogo.
A Olimpíada de Paris de 1924 foi histórica para o Brasil também. Alfredo Gomes foi o primeiro brasileiro negro a disputar uma edição dos Jogos Olímpicos. Aos 25 anos, o representante do Brasil no atletismo foi o escolhido para ser o porta-bandeira da delegação brasileira na abertura da Olimpíada. Para estes Jogos, o Brasil foi representado por 38 atletas.







Comentários