top of page

O rei de Paris

  • ogalofrances
  • 3 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de out. de 2024

Por Marcio Arruda A 50ª edição do Paris Grand Slam de Judô foi disputada neste fim de semana na Accor Arena. A capital parisiense – e o mundo, provavelmente – reverenciaram um dos maiores atletas da história do judô: Teddy Riner. Nove meses depois de conquistar o campeonato mundial pela décima primeira vez, dividindo a medalha de ouro com o russo Inal Tasoyev pela luta ter terminado empatada, o judoca francês (+100kg), que é pentacampeão europeu e bi olímpico individual, conquistou mais um Paris Grand Slam, o oitavo de sua carreira. Um recorde! No caminho até a medalha de ouro, o francês de 34 anos enfrentou e venceu Galymzhan Krikbay (ippon), Jaegu Youn (ippon) e Losseni Kone (wazari). Nas semifinais, Teddy encarou Alisher Yusupov. O judoca do Uzbequistão deu trabalho para o francês. Conseguiu a primeira pontuação do combate numa polêmica que deixou a Accor Arena sem respirar por alguns poucos segundos. Yusupov deu um golpe em Riner que foi indicado ippon pelo placar eletrônico. Após revisão de vídeo, a arbitragem mudou para wazari. No final da luta, Riner conseguiu um wazari e empatou a disputa. No golden score, o francês aplicou outro wazari para garantir vaga na disputa pela medalha de ouro.

ree

Foto: IJF

Na final, Riner enfrentou o sul-coreano Minjong Kim. Luta duríssima e sem pontos para ambos. No golden score, Teddy precisou de apenas 21 segundos para aplicar um wazari e conquistar pela oitava vez o Paris Grand Slam. “Foi o primeiro passo em 2024. Reuni informações dos adversários e fui vencendo as lutas. Agora é continuar a preparação e focar na Olimpíada”, disse Teddy Riner.

ree

Foto: M.Garcia Riner foi ovacionado pelo grande público presente à Accor Arena. Ainda no tatame, o judoca e a torcida fizeram a contagem progressiva de um até oito para celebrar o oitavo título do maior vencedor do Paris Grand Slam. Além desta, o francês conquistou as edições de 2008, 09, 10, 11, 12, 13 e 23. Riner reconheceu que teve dificuldades com alguns adversários.” Tenho seis meses para trabalhar no meu judô até os Jogos. Preciso trabalhar a tática contra alguns judocas que enfrentei hoje. Prefiro falhar aqui do que no grande dia”, afirmou. Entre os 21 judocas brasileiros, o melhor foi Rafael Macedo, que ficou em quinto na categoria -90kg. No feminino, os melhores resultados das brasileiras foram o sétimo lugar de Rafaela Silva (-57kg) e Nauana Silva (-63kg).

Três campeões olímpicos faturaram o ouro neste Grand Slam. Distria Krasniqi, do Kosovo, conquistou o topo na categoria -52kg, enquanto que a francesa Clarisse Agbegnenou (-63kg) recebeu a medalha de ouro; foi a sétima da carreira dela no Paris Grand Slam. Por fim, o japonês Aaron Wolf foi o melhor na categoria -100kg.

O quadro de medalhas da 50ª edição do Paris Grand Slam ficou assim:

1. França com 6 ouros, 1 prata e 5 bronzes

2. Japão com 3 ouros, 2 pratas e 3 bronzes

3. Alemanha com 2 ouros

4. Turquia com 1 ouro e 1 prata 

5. Kosovo com 1 ouro e 1 bronze

 
 
 

Comentários


bottom of page