top of page

O desafio francês pelo tricampeonato da Euro

  • ogalofrances
  • 13 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de out. de 2024

Bicampeã da Euro, tendo vencido a competição européia em 1984 e em 2000, a França inicia mais uma vez a caminhada para o esperado tricampeonato. Na competição, que vai ser disputada na Alemanha entre os dias 14 de junho e 14 de julho, a França está no Grupo D e vai enfrentar a Áustria (17 de junho), a Holanda (21 de junho) e a Polônia (25 de junho). Se no papel a França é a favorita neste grupo, é bom a seleção do técnico Didier Deschamps ficar atenta. Os três adversários vivem uma dinâmica recente de resultados positivos.


ree

Foto: AFP

A estreia não será tão fácil quanto parece. A Áustria, primeira seleção a encarar a França na Euro deste ano, não vem com o capitão David Alaba. Liderada por Marcel Sabitzer (Borussia Dortmund) e Konrad Laimer (Bayern de Munique), os austríacos estão invictos desde outubro de 2023; foram seis vitórias consecutivas antes do empate em um a um, no último amistoso contra a Suíça.

Mas o principal trunfo é o técnico Ralf Rangnick. O treinador da Áustria é adepto de um futebol ousado e ofensivo. A melhor prova disso foi a goleada na Turquia por seis a um no final de março.

Além disso, recentemente, a Áustria ficou quatro jogos sem sofrer gols, tendo enfrentado e vencido, neste período, a  Alemanha por dois a zero. O ataque francês, que tem mostrado grande poderio ofensivo nos últimos tempos, terá trabalho para furar a defesa austríaca.

Se a Áustria poderá criar muitas dificuldades para a França, o mesmo pode ser escrito em relação à Holanda. É bem verdade França e Holanda já se enfrentaram depois da Copa do Mundo de 2022, mas a goleada francesa por quatro a zero em março do ano passado ficou para trás. Recentemente, a Holanda colecionou três vitórias nos últimos quatro jogos; venceu Escócia, Canadá e Islândia, tendo perdido apenas para a Alemanha.

A boa fase holandesa também é motivo para a França não entrar em campo achando que pode resolver tudo a qualquer momento. A seleção três vezes vice-campeã mundial vai para esta Euro com os experientes Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen), Virgil van Dijk (Liverpool) e Memphis Depay (Atlético de Madrid). Por outro lado, a Holanda vai contar com um bom e inexperiente goleiro: o titular Bart Verbruggen tem apenas sete convocações.

A última partida da fase de grupos da França será contra a Polônia. Os poloneses estão invictos desde setembro do ano passado e vêm de duas vitórias: três a um na Ucrânia e dois a um na Turquia. Mas a boa fase está em contraste com o bom rendimento dos principais jogadores. Eleito melhor do mundo, Robert Lewandowski saiu lesionado do jogo contra a Turquia, assim como Karol Swiderski.

Pelo elenco, a França tem talento para se classificar em primeiro no Grupo D, mas futebol é jogado em campo e surpresas podem acontecer. Para nãos er surpreendida,a  seleção de Didier Deschamps precisa jogar mais do que o que jogou nos dois últimos amistosos contra Luxemburgo e Canadá.

 
 
 

Comentários


bottom of page