top of page

Nice faz oito no Saint-Etienne

  • ogalofrances
  • 19 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de set. de 2024

Nem o mais otimista torcedor do Nice poderia imaginar um placar assim. A noite desta sexta (20/9) no estádio Allianz Riviera, sem exagero algum, entrou para a história do clube do Sul da França; e da Ligue 1 também! O Nice venceu o Saint-Etienne por oito a zero!


ree

Fotos: MadeinFoot. Com

Uma derrota assim, claro, ficará viva por muito tempo na memória dos torcedores do Nice, mas seguramente jamais será esquecida pelos amantes do Saint-Etienne. Num jogo limpo, sem faltas duras – nenhum cartão vermelho foi mostrado e apenas um amarelo foi registrado – , a partida desta sexta mostrou claramente o abismo que há entre uma equipe de ponta da Ligue 1 e outra que vai lutar até o fim para não sofrer mais um rebaixamento no campeonato francês.

Neste jogo que abriu a quinta rodada da Ligue 1, o Nice repetiu pela terceira vez uma goleada por oito gols de diferença. A última vez que o clube tinha construído um placar elástico assim foi há 67 anos. Naquele 15 de setembro de 1957, o Nice aplicou um oito a zero no Sedan. Antes, o rubro-negro havia feito oito a zero no Rennes em 27 de março de 1949.

O Nice é o primeiro clube a marcar pelo menos seis gols num primeiro tempo de partida desde o jogo entre Lyon e Olympique de Marseille em 24 de maio de 1997. Naquela ocasião, o primeiro tempo terminou sete a zero pro Lyon e o placar final foi oito a zero.

Pelo outro lado, o Saint-Etienne, que acabou de retornar à primeira divisão, sofreu a quarta derrota em cinco jogos nesta temporada da Ligue 1. O clube ocupa hoje a antepenúltima colocação, mas tem chance de terminar a rodada na lanterna. E o pior: esta foi a terceira goleada sofrida por oito a zero que o Saint-Etienne levou na história da Ligue 1. No dia 1º de maio de 1946, perdeu o jogo contra o Lille por oito a zero. A outra derrota por este placar aconteceu em 25 de novembro de 1951 diante do Bordeaux.

Com o brasileiro Dante em campo, o Nice não teve problemas com seu sistema defensivo. Numa partida que termina com o placar de oito a zero, naturalmente a zaga do time vencedor quase não é exigida.


ree

E assim foi a tônica do jogo. O Nice abriu logo o placar numa lambança da zaga do Saint-Etienne. No cruzamento de Mohamed-Ali Cho, gol contra de Batubinsika aos quatro minutos de partida.

Pobre Gautier Larsonneur, que viveu uma noite terrível. O calvário do goleiro começou a ser construído no segundo gol do Nice, marcado três minutos depois por Ndombele. Foi o primeiro gol dele na Ligue 1 desde 2019.

Perdendo por dois a zero antes mesmo dos dez minutos de jogo, o Saint-Etienne se perdeu em campo. Aí facilitou as coisas pro Nice, que chegou ao terceiro gol aos 24 com Mohamed-Ali Cho. Dois minutos depois, a goleada já estava construída. Diante de uma defesa apática, Youssoufa Moukoko fez quatro a zero pro Nice.

Em ritmo de treino, Evann Guessand passou como quis por Yunis Abdelhamid e fez o quinto. Aos 39, Youssoufa Moukoko fez o segundo dele e o sexto do clube de Côte d'Azur.

Pelo placar construído, nem precisava ter o segundo tempo, que se mostrou burocrático, já que o Saint-Etienne não tinha qualquer poder de reação; ou melhor, de fazer pelo menos um gol, e o Nice tratou de descansar os jogadores, mesmo os que estavam em campo.

Ainda assim, o Nice fez mais dois. O sétimo gol do jogo saiu aos 30 minutos com Sofiane Diop e o oitavo e último gol do jogo saiu aos 41 dos pés de Pablo Rosario, em cobrança de pênalti.

Com o apito final do árbitro, o placar do estádio Allianz Riviera mostrava um incrível Nice oito, Saint-Etienne zero. Com mais esta derrota na Ligue 1 – a quarta na tempoarda (1x0 para o Monaco, 2x0 para Le Havre e 4x0 para o Brest) – , o Saint-Etienne chegou a quinze gols sofridos e apenas um marcado em cinco partidas. O calvário auriverde na Ligue 1 parece estar apenas começando.

 
 
 

Comentários


bottom of page