top of page

Maratona de Paris é para todos

  • ogalofrances
  • 5 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de abr. de 2024

Óculos que facilitam comunicação de pessoas sem movimentos ajudam na realização de sonhos

Paris vai para neste domingo. Quer dizer, nem todos na cidade-luz! É que vai ser disputada a edição 2024 da Maratona de Paris. Uma das mais importantes corridas de resistência será disputada neste primeiro domingo de abril. A prova vai reunir atletas consagrados, como Vivian Cheruiyot, Elisha Rotich, Léa Navarro, Marjolaine Nicolas, Yuki Kawauchi e Abeje Ayana, vencedor no ano passado.

A prova disputada nas ruas de Paris atrai não só profissionais do atletismo, mas também amadores que sonham em completar os 42 quilômetros. Para eles, não importa o tempo; cruzar a linha é a mais importante das vitórias, que têm objetivos diversos: a satisfação pessoal, a superação a te mesmo a divulgação de trabalhos que fazem do planeta um mundo melhor.

E é justamente por isso que a francesa Sarah Mougharbel estará na largada da Maratona de Paris neste domingo. Aos 28 anos, Sarah partirá para sua primeira maratona. “Estou muito feliz porque nasci e cresci em Paris. E será justamente aqui que irei participar da minha primeira maratona”, disse.

Além de competir, Sarah tem um objetivo nobre: divulgar uma tecnologia que seguramente ajudará pessoas com restrição de movimentos. Em 2016, Sarah começou a desenvolver óculos para facilitar a comunicação de pessoas inteiramente paralisadas e que são incapazes de se expressarem. Quatro anos depois, ela fundou em sociedade a startup que desenvolve os óculos WYES (When Your Eyes Speak).

Estes óculos permitem a comunicação de pessoas com outras através de um smartphone, tablet ou computador utilizando somente o movimento dos olhos. Nos óculos, há sensores infravermelhos detectam qualquer movimento dos olhos, que são enviados para o dispositivo (smartphone, tablet ou computador), que simula a possibilidade de um clique. Com isso, o paciente poderá controlar toda interface para falar e digitar textos. Isso possibilita a comunicação do paciente com familiares, amigos, médicos e quaisquer outras pessoas de seu convívio.


ree

Fotos: Arquivo Pessoal

Sarah será uma das milhares de corredoras na Maratona de Paris. No domingo, ela terá uma companhia especial. José Utiel, um maratonista que hoje tem o corpo completamente paralisado, vai participar da maratona ao lado de Sarah. Numa cadeira de rodas, José será ajudado por Sarah e, certamente, por outros corredores. Nesta prova, ele poderá se comunicar com outros participantes através dos óculos.

Mesmo sendo a sua primeira maratona, Sarah revelou que está pronta para o desafio dos 42 quilômetros. “Tenho treinado várias vezes por semana. Além disso, cuido de minha alimentação e dou atenção especial à quantidade de horas que durmo. Meus joelhos estão um pouco doloridos. Por isso, tenho dado atenção especial para que estas dores sejam minimizadas no domingo”, contou Sarah, que carregará mensagens para divulgação desta tecnologia que seguramente faz – e vai fazer – a vida melhor de pessoas que não conseguem se movimentar.


ree


 
 
 

Comentários


bottom of page