Lyon ganha do Salzburg e chega a duas vitórias em dois jogos na Liga Europa
- ogalofrances
- 3 de out.
- 2 min de leitura
A sequência do OL continua, consolidado na liderança da Liga Europa e da Ligue 1 após a vitória relativamente fácil contra o Salzburg (2 a 0) nesta quinta (02/10). Esta segunda vitória continental, uma semana após a suposta vitória contra o Utrecht (1 a 0), confirma o início de temporada muito forte do time do Lyon, que se tornou uma verdadeira máquina coletiva capaz de compensar suas deficiências individuais. E uma consistência defensiva impressionante: sete das oito partidas sem sofrer gols nesta temporada.
Paulo Fonseca havia retomado uma formação "europeia", com Martin Satriano na frente e Pavel Sulc como apoio, tanto para se adaptar ao adversário quanto para poupar quatro jogadores-chave (Maitland-Niles, Merah, Morton, Fofana). Mas, uma semana após uma entrada complicada por um quarto de hora em Utrecht (1 a 0), desta vez o Lyon impôs-se imediatamente. Diante de um adversário muito fraco, o Lyon até se permitiu desperdiçar um pênalti cobrado por Maurits Kjaergaard após toque de mão de Mathys de Carvalho. Pavel Sulc chutou tão mal quanto seus colegas romanos um pouco antes e ofereceu a Alexander Schlager seu único momento de graça da noite (7º).
Quatro minutos depois, o goleiro austríaco chutou a bola direto para Adam Karabec, que corria entre dois zagueiros: o tcheco aproveitou para cruzar com perfeição da direita na cabeça de Martin Satriano (1 a 0, 11 minutos), marcando pela primeira vez para o Lyon. Um acontecimento dentro do acontecimento! O uruguaio não marcava desde 28 de abril de 2024, no jogo entre Brest e Rennes (5 a 4)!
O único erro do Lyon depois disso foi cair gradualmente em um ritmo falso. Sofreram dois pequenos sustos: um passe ousado de Clinton Mata para o goleiro (31 minutos) e, em seguida, uma perda de bola de Mathys de Carvalho, que deu ao Salzburgo seu primeiro chute a gol (45 minutos + 2 minutos).

O Lyon teve bastante espaço para jogar, e foi pouco antes de sua vantagem ser reduzida por três substituições enérgicas do lado adversário (58 minutos) que eles conseguiram uma vantagem adicional. Adam Karabec teve o bom senso de não deixar a bola sair de jogo após um chute de Pavel Sulc ter sido desviado em sua linha por um zagueiro e de fazer, desta vez com seu pé forte, um cruzamento perfeito para a cabeça de Ruben Kluivert (2 a 0, 56 minutos). O primeiro gol com a camisa do Lyon foi marcado pelo filho de Patrick Kluivert, que começou como lateral-direito antes de migrar para a esquerda quando Paulo Fonseca colocou três titulares titulares (Maitland-Niles, Morton, Fofana, 69 minutos).
Nesta temporada, em suas oito partidas disputadas em todas as competições, o Lyon não sofreu gols em sete delas.
Embora Dominik Greif tenha precisado fazer cinco defesas, um padrão elevado para um goleiro do Lyon atualmente, mesmo que seu controle tenha sido menos evidente nas sequências, foi uma noite quase perfeita para o técnico português. Ele deu tempo de jogo aos seus reservas mais importantes (Satriano, De Carvalho, Sulc, Kliuvert), sua defesa permaneceu inabalável pela sétima vez em oito nesta temporada, e a classificação europeia já está a todo vapor!







Comentários