top of page

Jardin des Tuileries receberá a chama olímpica

  • ogalofrances
  • 27 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de mar. de 2024

A Pira Olímpica que receberá a chama durante os Jogos Olímpicos de Paris, que serão disputados entre 26 de julho e 11 de agosto, será instalada no Jardin des Tuileries, que fica entre o Musée du Louvre e a Place de la Concorde. A informação foi dada pela AFP nesta quarta (27/3) e publicada no Ouest France.


ree

O local para receber a Pira, que alguns imaginaram ser a Torre Eiffel ou outro ponto imponente turístico da capital francesa, será escolhido pela comissão Paris-2024 e a Câmara Municipal de Paris.

A ideia inicial seria a instalação da Pira Olímpica no Louvre, mas o local não teria fácil acesso ao público, uma vez que o museu tem vigilância e segurança 24 horas por dia. Por isso, a escolha pela opção do Jardin des Tulherias deve ser feita.

A Pira provavelmente será colocada na Grande Bacia Redonda do Jardin des Tuileries, perto da entrada Leste, em frente à Pirâmide do Louvre. Este local não é longe da Place de la Concorde, que vai sediar quatro eventos olímpicos: BMX livre, break, skate e basquete 3x3.

Ali haverá policiamento 24 horas por dia para proteger a chama olímpica. Assim, o público poderá vê-la com segurança, principalmente graças às passagens elevadas nas laterais do Jardim.

Ainda não há confirmação se a Pira será acesa no Jardin des  Tulherias pelo último portador da tocha ou se um caldeirão temporário será aceso em outro local no momento da cerimônia de abertura.

Nas edições anteriores dos Jogos Olímpicos, a Pira foi acesa em um estádio antes de ser transferida para outro local. Foi assim na Rio-2016, quando a Pira foi acesa no Maracanã e posteriormente transferida para o Centro do Rio de Janeiro. Na última Olimpíada, a Pira foi acesa no Estádio Olímpico de Tóquio e conduzida para outra localidade da capital japonesa.

O revezamento da tocha, que será acesa no dia 16 de abril em Olímpia, na Grécia, terá início em solo francês no dia 8 de maio, quando chegará a Marselha. Serão mais de dez dias entre Atenas e a cidade litorânea da França. A embarcação Belém conduzirá a chama neste trajeto pelo mar.

Depois de seguir um trajeto de dois meses e meio, passando por quase 400 cidades da França, o revezamento deverá terminar no dia 26 de julho, em Paris. O nome do último portador da tocha ainda não foi revelado.


 
 
 

Comentários


bottom of page