Nadal tem pegada eternizada em Roland-Garros
- ogalofrances
- 25 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jun.
Rafael Nadal está eternizado em Roland Garros. Dono de 14 títulos e protagonista de uma das maiores histórias já escritas no esporte, o Rei do Saibro voltou à quadra Philippe-Chatrier neste domingo, 25, pela primeira vez desde sua aposentadoria, para ser celebrado em uma homenagem emocionante e carregada de simbolismo preparada pela organização do Grand Slam francês.

O recordista absoluto de títulos entrou na quadra onde fez história após o marcante anúncio de Marc Maury, locutor oficial do torneio, que reviveu um dos momentos mais emblemáticos das apresentações de Nadal durante os jogos, ao recitar, um a um, os anos em que o espanhol se sagrou campeão em Paris: 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022.
Visivelmente emocionado, Nadal foi recebido sob fortes aplausos, acenando para familiares e amigos presentes. Estavam lá sua esposa, Maria Francisca Perello, o filho, Rafa Júnior, seus pais, Sebastian e Ana Maria, além da irmã, Maria Isabel, das duas avós e do tio e ex-treinador Toni Nadal. Nomes do presente e do futuro do tênis, como Carlos Alcaraz, Juan Carlos Ferrero e a tetracampeã de Roland Garros Iga Swiatek também fizeram questão de prestigiar o espanhol.
Um vídeo especial produzido pela organização relembrou os principais momentos da carreira de Nadal no saibro francês, enquanto bandeiras com imagens do tenista eram içadas no teto do estádio. Nas arquibancadas, os torcedores que vestiam uma camisetas brancas e na cor laranja, representando o saibro, fizeram um mosaico com o nome do tenista ao lado de um coração. Na sequência, funcionários e trabalhadores do torneio foram convidados à quadra, representando o carinho e a gratidão da equipe de Roland Garros pelo legado construído pelo espanhol.
Nadal discursou em inglês, francês e espanhol, e fez inúmeros agradecimentos às pessoas que contribuíram para sua história vitoriosa na carreira. “Boa noite a todos, isso é difícil para mim”, disse Nadal, lutando contra as lágrimas. “Não sei como começar depois de ter jogado nesta quadra nos últimos 20 anos. Ter gostado, sofrido, vencido, perdido… Acima de tudo, [estou] emocionado por ter tido a chance de jogar aqui.”
“Minha infinita gratidão a Gilles [Moretton, presidente da Federação Francesa de Tênis], Amelie [Mauresmo, diretora do Grand Slam francês] e a toda a equipe de Roland Garros por me darem a oportunidade de ter essa despedida, sem dúvida, na quadra de tênis mais importante da minha carreira”, acrescentou.
Um dos momentos mais emocionantes da festa aconteceu quando Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray entraram na quadra. O reencontro do Big 4, os quatro maiores tenistas da geração, foi marcado por abraços, sorrisos e discursos que arrancaram lágrimas da plateia.

“Vivi de tudo nesses 20 anos. Tive rivais incríveis — como Andy, Novak e, claro, Roger — e muitos outros que me levaram aos meus limites físicos e mentais. Nada seria tão emocionante sem essas rivalidades duradouras que nos impulsionaram a melhorar a cada dia. Roland Garros é único. Não apenas por ser uma parte fundamental da história, mas por todas as pessoas que trabalham incansavelmente, com um sorriso, para tornar este torneio o que ele é, único”, destacou Nadal.
Na parte final da cerimônia, a Federação Francesa de Tênis presenteou Nadal com um troféu especial de lenda do torneio. A homenagem mais significativa, no entanto, veio na sequência. A organização de Roland Garros revelou uma placa escondida no saibro da arena com o nome de Rafa e a pegada do tenista, eternizando sua marca no principal palco do torneio.

Para encerrar, Nadal deu uma volta olímpica enquanto era ovacionado pelo púbico e pegou o filho no colo para ao se despedir da quadra mais importante de sua vitoriosa carreira. Por UOL https://bandsports.uol.com.br/nadal-vai-as-lagrimas-com-homenagem-emocionante-e-tem-pegada-eternizada-em-roland-garros/
Comments