Gérald Baticle substituirá Henry como técnico da seleção sub-23
- ogalofrances
- 22 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2024
Não há tempo a perder e a Federação Francesa de Futebol não vai desperdiçar um momento a mais. Quatro dias depois do anúncio do pedido de demissão de Thierry Henry do cargo de treinador da seleção da França sub-23, os dirigentes da FFF irão anunciar nesta sexta que o auxiliar de Henry, Gérald Baticle, de 54 anos, será o novo técnico, conforme adiantou nesta quinta (22/8) o diário Le Parisien.

O nome Baticle foi a primeira opção do presidente da FFF, Philippe Diallo. Recomendado por Henry, o ex-atacante do Auxerre será uma continuidade após a bem-sucedida passagem do campeão mundial de 1998 pela seleção francesa no torneio olímpico masculino em Paris-2024, quando conquistou a medalha de prata. Baticle foi auxiliar de Henry desde agosto de 2023, mesma data da escolha do ídolo francês para comandar os Bleus.
O ponto positivo da escolha de Baticle é que ele conhece o grupo, os jogadores, o ambiente e os próximos adversários da França em jogos sub-23. O ex-auxiliar e agora treinador estava no grupo que disputou os quatro primeiros jogos das eliminatórias do Euro Sub-23, que será disputada em 2025. Junto com Henry, Baticle colecionou três vitórias (4x0 na Eslovênia; 2x1 na Bósnia; 9x0 no Chipre) e uma derrota (2x0 contra Áustria) em 2023.
A expectativa é que a equipe técnica formada por Gaël Clichy (assistente), Jérémie Janot (treinador de goleiros) e Alan Berrou (preparador físico), que trabalhou com Henry durante um ano, seja trazida de volta.
Se realmente for confirmado na reunião da FFF desta sexta, Baticle deverá anunciar na próxima quinta, dia 29/8, a lista de jogadores convocados para enfrentar a Eslovênia (6 de setembro, em Angers) e a Bósnia (10 de setembro, em Le Mans). Assim, o novo treinador fará a sua estreia no estádio Raymond-Kopa, em Angers.
Desde que conseguiu a licença de treinador, em 2006, Baticle dirigiu a equipe sub-19 do Auxerre entre 2004 e 2008, e foi treinador por seis meses no Brest na Ligue 2 na temporada 2008-2009. Depois disso, ele passou dez anos no Olympique Lyonnais (2011-2021), como assistente de Rémi Garde, Hubert Fournier, Bruno Genesio, Sylvinho e Rudi Garcia, antes de voltar a ser treinador do Angers. Em agosto do ano passado, foi chamado para ser auxiliar de Thierry Henry.







Comentários