França recusa instalação de Vila Olímpica alternativa para atletas sauditas
- ogalofrances
- 25 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2024
A França recusou a instalação de outra Vila Olímpica que seria utilizada somente por atletas sauditas. O local, solicitado pelo governo da Arábia Saudita, seria instalado em Les Invalides durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris-2024. A informação da recusa foi divulgada nesta terça (26/3) pela France Info, que afirma ter sabido da recusa pelo Ministério da Defesa da França.
Inicialmente, a Arábia Saudita tinha solicitado ao governo francês a possibilidade de seus atletas ficarem hospedados em Les Invalides, ao invés de ficarem na Vila Olímpica Oficial, que foi inaugurada no final de fevereiro na região entre Saint-Denis, Saint-Ouen e l'Ile.

Foto: Drone Presse/Sennse
O projeto de instalação dos sauditas em Les Invalides foi denunciado pela deputada Nathalie Serre. “A Arábia Saudita, embora seja nossa aliada, levanta questões sobre o respeito pelos direitos humanos, particularmente os das mulheres e da comunidade LGBT”, alertou a parlamentar. Após esta recusa de Paris, a questão da instalação de algumas dezenas de atletas sauditas durante os Jogos Olímpicos (26 de julho a 11 de agosto) e os Jogos Paraolímpicos (28 de agosto a 8 de setembro) permanece sem solução, a não ser que o governo da Arábia Saudita resolva encaminhar a delegação do país para a Vila Olímpica.







Comentários