França goleia Ucrânia e carimba vaga para Copa do Mundo
- ogalofrances
- 13 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2025
Silenciosos no primeiro tempo, Kylian Mbappé, Michael Olise e Hugo Ekitike marcaram após o intervalo contra a Ucrânia (4-0) no Parc des Princes na noite de quinta-feira (13/11): a França se classificou para a Copa do Mundo de 2026.

Esperava-se que Kylian Mbappé brilhasse, e ele não decepcionou: como líder e capitão da seleção francesa, colocou os Bleus no caminho da Copa do Mundo com um pênalti à Panenka aos 55 minutos. Em excelente fase pelo Real Madrid (quatro gols em seis jogos), ele, no entanto, teve dificuldades para causar impacto no primeiro tempo, mal tocando na bola na área adversária e perdendo... 6 de 7 duelos! Mas o camisa 10 de Didier Deschamps resolveu a situação para seus companheiros, e isso é tudo o que importa. A França viajará para o Azerbaijão no domingo com o moral elevado e de olho no empate em 5 de dezembro. Eles marcaram pelo menos dois gols em seus últimos oito jogos (21 gols no total).
Esta vitória também trouxe sorrisos aos rostos marcados pelas homenagens prestadas dez anos após os atentados de Paris. O Parc des Princes parecia um tanto preocupado, e o ambiente estava um pouco contido. É preciso dizer que as oportunidades para comemorar foram poucas e espaçadas no primeiro tempo, com o time francês conseguindo apenas 0,34 xG. Troubine fez uma defesa em um chute rasteiro de Mbappé (17º minuto) e, mais importante, em um chute de Barcola que se dirigia para a rede lateral (41º minuto). Salvo pela trave naquela ocasião, o goleiro do Benfica voltou a agradecer à sua trave (71º minuto), segundos depois de ter defendido um chute de Akliouche (69º minuto).
Ele nada pôde fazer contra o chute giratório de Michael Olise (76º minuto). De volta à seleção francesa pela primeira vez em um ano, N'Golo Kanté foi o arquiteto do segundo gol, mas, acima de tudo, provou que ainda tem nível internacional, já que continua jogando regularmente pelo Al-Ittihad (5 passes errados em 89 tentativas, 7 duelos ganhos em 10). Mais uma boa notícia na atmosfera amena de Paris nesta quinta-feira à noite, que também contou com a excelente entrada de Hugo Ekitike, que fez 4 a 0 aos 88 minutos, com assistência de Mbappé, que marcou seu 400º gol como profissional, de perto, no segundo poste (83º minuto).
A França está invicta em seus últimos 28 jogos de Eliminatórias para a Copa do Mundo e Eurocopa (22 vitórias, 6 empates), desde a derrota para a Turquia em junho de 2019 (0-2). Apenas a Bélgica (46) possui atualmente uma sequência maior entre as nações europeias (a Inglaterra também tem 28).
Completamente inofensiva (24% de posse de bola no intervalo), a Ucrânia tocou na bola pela primeira vez na área adversária aos 50 minutos. Yehor Nazaryna tentou um chute, mas Dayot Upamecano saiu para interceptá-lo com o pé. O árbitro inicialmente deixou o jogo seguir, mas o VAR interveio. O lance foi revisado pelo Sr. Vincic, que não marcou falta. Momentos depois, Olise caiu no outro lado do campo, com o pé esmagado por Mykola Matvienko. O árbitro corretamente marcou pênalti, que Mbappé converteu. Seu sexto gol nos últimos seis jogos pela França.







Comentários