top of page

Estádio da Copa de 1938 e da Olimpíada de 1924 é reinaugurado

  • ogalofrances
  • 25 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de out. de 2024

Por Marcio Arruda Com mais de 100 anos, o estádio Yves-du-Manoir, localizado em Colombes, que fica a noroeste de Paris, na França, foi reinaugurado neste fim de semana. Duas partidas amadoras (uma feminina, outra masculina) de hóquei sobre a grama – ou hóquei em campo, como o esporte é conhecido na Europa – deram a tacada inicial para uma nova história deste estádio centenário.


ree

Fotos: M. Garcia

Na Olimpíada Paris 2024, o Yves-du-Manoir vai receber todas as partidas dos torneios masculino e feminino de hóquei sobre a grama.

Construído em 1907, o estádio Yves-du-Manoir passou por uma grande reforma nos últimos dois anos. O antigo estádio com uma tribuna de honra, um trecho de arquibancada coberta e somente um campo de futebol deu lugar a dois campos para a prática do hóquei, além modernos vestiários e salas de arbitragem, musculação e imprensa. O complexo Yves-du-Manoir também tem outros sete campos reduzidos de futebol e rugby; destes apenas um ainda não foi construído.


ree

Para dar esta nova roupa ao estádio Yves-du-Manoir, foram gastos 101 milhões de euros. Hauts-de-Seine, departamento ligado à cidade de Colombes, gastou 90,8 milhões de euros para a completa reforma. O restante foi investido pelo Estado e pela região Ile-de-France, que administra Colombes, Paris e outras cidades francesas da região.

“O investimento neste projeto é a resposta para nossa crença nas virtudes do esporte, nos seus valores e todos os seus benefícios, não só para a região, mas também para a população local”, disse o presidente do departamento de Hauts-de-Seine, Georges Siffredi.

Apesar de ter sido reinaugurado e estar pronto para receber os jogos de hóquei sobre a grama na Olimpíada de Paris, há uma parte do complexo que ainda está em obras. A previsão é que tudo esteja construído e reformado quando os jogos de Paris começarem daqui a quatro meses.

Em Paris 2024, o estádio Yves-du-Manoir vai receber as 24 seleções para os torneios masculino e feminino, que serão disputados de  27 de julho a 9 de agosto.


ree

Imagem: Celnikier & Grabli Architectes + Olgga Architectes

As 12 equipes masculinas:

Grupo A

Holanda , Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha, França e África do Sul

Grupo B

Bélgica (atual campeã olímpica), Índia, Austrália, Argentina, Nova Zelândia e Irlanda.

As 12 equipes femininas:

Grupo A

Holanda (atual campeã olímpica), Bélgica, Alemanha, Japão, China e França 

Grupo B

Austrália, Argentina, Grã-Bretanha, Espanha, EUA e África do Sul.

Após os Jogos Olímpicos deste ano, o Yves-du-Manoir vai receber a nova sede da Federação Francesa de Hóquei.

Curiosidades do Yves-du-Manoir

O estádio de 117 anos foi palco da cerimônia de abertura da Olimpíada de 1924, em Paris. O Yves-du-Manoir também recebeu as provas de atletismo, ciclismo e hipismo, além de partidas de rugby e de futebol nos Jogos Olímpicos organizados há 100 anos.

Na cerimônia de abertura dos Jogos de 1924, no Yves-du-Manoir, pela primeira vez foram hasteadas as três bandeiras que até hoje são vistas nas festividades de início das Olimpíadas: a bandeira olímpica, do país-anfitrião e do país recebe a Olimpíada seguinte.


ree

Os Jogos de 1924 foram os primeiros a terem uma Vila Olímpica. E foi instalada justamente dentro deste estádio. Hoje, há uma casa daquela época no complexo Yves-du-Manoir que representa este pioneirismo olímpico. Nesta Olimpíada disputada há 100 anos, uma competição entrou para a história. A prova dos 100 metros rasos foi vencida pelo britânico Harold Abrahams. Na época, essa vitória foi muito comemorada porque tinha quebrado uma sequência de ouros dos americanos. Mais de 50 anos depois, mais precisamente em 1981, a história foi parar nas telonas com o filme Carruagens de Fogo.

Pronto para fazer história

Poucos estádios que ainda existem têm o privilégio de receber competições de duas Olimpíadas de verão e uma final de Copa do Mundo de futebol. E um deles é o Yves-du-Manoir, que além dos Jogos deste ano e da Olimpíada de 1924, também recebeu a final da Copa do Mundo de 1938, que consagrou a Itália como bicampeã mundial.


ree

Foto: Musée de Colombes

Além do Yves-du-Manoir, apenas Wembley tem o mesmo privilégio. O estádio inglês recebeu os Jogos de 1948 e 2012, além da final da Copa do Mundo de 1966.

Rei Pelé em Colombes

O estádio foi completamente reformado, mas não esqueceu o passado. Há placas no complexo que lembra o jogo que a Seleção Brasileira fez no estádio em 1963. Naquela partida contra a França, Pelé foi espetacular; ou melhor, Pelé foi Pelé. O eterno camisa 10 da Seleção marcou todos os três gols da vitória por três a dois sobre os franceses.



Quem foi Yves-du-Manoir

O estádio recebe o nome de um dos grandes jogadores da história do rugby francês. Yves-du-Manoir foi um dos primeiros a se destacar na defesa e também no ataque. Ídolo do Racing Club, aos 21 anos passou a vestir também a camisa da seleção francesa. Nos últimos jogos que ele disputou com a França, Yves-du-Manoir foi o capitão da equipe. Ele morreu em 2 de janeiro de 1928 num acidente com um avião militar da França.

 
 
 

Comentários


bottom of page