top of page

Espanha elimina França e vai decidir título da Euro

  • ogalofrances
  • 9 de jul. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2024

Muito se esperava dele. Afinal, é o camisa 10 e capitão da seleção vice-campeã mundial. Mas Kylian Mbappé mais uma vez ficou devendo. Com a derrota para a Espanha por dois a um na semifinal disputada nesta terça (09/7), e a conseqüente eliminação da Euro, Mbappé ficou um pouco mais distante de ser escolhido o melhor jogador do mundo. O título desta competição, que seria importante para a França, poderia ser um fator positivamente decisivo para Kylian ser o melhor jogador da temporada.

Favorita ao título pelo futebol que tem apresentado nesta Euro, a Espanha foi surpreendida pela França nos primeiros minutos. Tanto que Randal Kolo Muani completou de cabeça o cruzamento de Mbappé e abriu o placar para a França logo aos nove minutos de partida.


ree

Foto: La Presse/Icon Sport

Sem se abalar pelo gol sofrido, a Espanha se organizou e começou a tomar conta do jogo. Decidiu a partida em quatro minutos. Aos 21, o jovem Lamine Yamal, de 16 anos, fez um lindo gol, deixando Rabiot sem poder de marcação.


ree

Foto: ANP/Icon Sport

Aos 25 minutos de jogo, Dani Olmo mostrou muito talento ao dominar a bola dentro da área. O chute cruzado encontrou Jules Koundé, que marcou contra para a Espanha. Apesar da clara participação do francês, a arbitragem anotou o gol para Olmo.


ree

Foto: Picture Alliance/Icon Sport

No mais, destaque para um torcedor, que invadiu o campo e foi logo contido pelos seguranças.

No segundo tempo, a Espanha recuou e deu espaços para a França, que precisava de gols para sonhar com a final da Euro-2024. A Espanha conseguiu segurar os ataques franceses e se lançou em contra-ataques para ampliar o placar. Sem gols nesta etapa, a Espanha garantiu a vitória por dois a um e carimbou o passaporte para a final da Euro-2024.

Tricampeã em 1964, 2008 e 2012,a  Espanha tentará o tetra e se isolar como maior campeã da história da Euro.

Foi justamente aí que o craque precisa aparecer. E decidir. Mbappé teve duas chances claras para balançar a rede espanhola, mas não conseguiu. Na primeira das chances, fez sua jogada característica: Mbappé arrancou pela esquerda, se livrou da marcação, chutou rasteiro, mas errou o alvo. Já nos minutos finais, recebeu pela esquerda, fez o corte para dentro, mas chutou a bola por cima do gol.

No total, a França deu nove chutes a gol contra seis da Espanha. Os números traduzem uma precisão melhor dos espanhóis.

Não tendo apresentado um futebol melhor do que o da Espanha, a França se despede desta Euro com uma campanha fraca – pelo potencial da equipe – , apesar de ter chegada à fase semifinal. Em seis jogos, os franceses venceram apenas dois – ambos por um a zero com gol contra do adversário. Além da derrota de hoje, a França empatou outras três partidas (0x0 Holanda; 1x1 Polônia; 0x0 Portugal). Dos quatro gols da França nesta competição, apenas dois foram de jogadores franceses (Mbappé contra a Polônia e Kolo Muani contra a Espanha).

Apesar da fraca campanha, o técnico Didier Deschamps, abatido na coletiva após a derrota desta terça, não balança no cargo. O campeão mundial de 1998 como jogador assumiu o comando da seleção francesa em 2012. Desde então, disputou seis grandes competições: foi campeão mundial em 2018, vice em 2022 e caiu nas quartas em 2014. Na Euro, foi vice em 2016 e caiu nas oitavas em 2021. Hoje, ficou nas semis.

Inglaterra, que busca o título inédito, e Holanda, que foi campeã em 1988, jogam nesta quarta para decidir qual seleção vai à final no próximo domingo contra a Espanha.

 
 
 

Comentários


bottom of page