Caso Emiliano Sala se arrasta na Justiça
- ogalofrances
- 24 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2024
O tribunal de Nantes, na França, tem sido o local de árduas discussões entre representantes do time da cidade e do Cardiff City. Os advogados dos dois clubes defendem suas posições e argumentos num triste processo que se arrasta na interminável guerra jurídica e financeira que põe em posições de batalha o Football Club Nantes e o clube do País de Gales após a morte acidental do jogador de futebol argentino Emiliano Sala em 21 de janeiro de 2019. O atacante morreu aos 28 anos após a queda de um pequeno avião particular no Canal da Mancha.

Foto: Gérôme Fouquet/Arquivo
No ano passado, o Cardiff City foi forçado a pagar 17 milhões de euros pela transferência depois de ter tido rejeitados seus recursos perante os tribunais desportivos. O clube galês processou simultaneamente o Nantes em processo cível perante o tribunal da cidade francesa em maio de 2023. O Cardiff se baseou em estatísticas virtuais para quantificar os “danos sofridos” na sequência da morte do jogador no acidente aéreo – Emiliano Sala, que chegou a posar com a camisa do Cardiff City, nunca jogou pelo este clube do País de Gales.

Foto: Noticias Argentinas/AFP
Após cálculos complexos realizados por vários especialistas na França e no Reino Unido, o clube galês (rebaixado no final da temporada 2018/19) estimou a sua “perda esportiva” e a sua “perda de valor” em 120,2 milhões de euros, conforme revelado em publicação do L'Équipe.
Assim, nesta segunda (23/9), as duas partes reuniram-se novamente no tribunal às margens do Loire para fazerem o balanço. Mas um “incidente” apresentado pelo Nantes no dia 24 de Julho deste ano apresentou certos documentos do Cardiff. Agora, os clubes aguardam o julgamento do mérito.
O Nantes ainda critica o Cardiff pelo envio muito tardio de peças. A última datada de 19 de setembro de 2024, quatro dias antes da audiência serviu, segundo entendimento dos franceses, de palco para esta “disputa dentro de disputa”.
A próxima audiência será em 21 de outubro e o objetivo será a conclusão das peças relacionadas a este incidente. A seguinte, no dia 18 de novembro, será desenvolvida para resolver o referido incidente em peças processuais.
Para justificar a recusa em entregar todos os documentos solicitados até o momento, a assessoria do clube galês explica que alguns desses documentos estão ligados aos cálculos da "perda esportiva" do Cardiff após a morte do seu "ativo" jogador argentino. Segundo o clube do Reino Unido, “são protegidos por propriedade intelectual”.







Comentários