top of page

Brasileiro Antony marca, e Lyon é superado por Real Betis na Liga Europa

  • ogalofrances
  • 6 de nov.
  • 3 min de leitura

Apesar de ter poupado vários jogadores importantes, o Lyon dominou a maior parte do jogo, mas faltou poder ofensivo para superar o Real Betis (0-2) na quinta-feira (06/11). Esta primeira derrota na Liga Europa, após três vitórias, não impede o Lyon de se manter entre os oito primeiros colocados da tabela.

ree

A falta de opções no elenco do Olympique Lyonnais começa a ficar evidente, tanto em campo quanto nos resultados. Nesta quinta-feira, o time de Paulo Fonseca sofreu sua primeira derrota europeia para o Real Betis (0-2), sucumbindo às fragilidades defensivas e à incapacidade de criar perigo no ataque. Este revés não é muito prejudicial em termos de chances de classificação (o Lyon permanece entre os oito primeiros colocados da tabela), mas confirma uma trajetória descendente, impulsionada pelo cansaço geral: em seus últimos sete jogos, o OL conquistou apenas duas vitórias, dois empates e três derrotas. Isso acontece apenas três dias antes de receber o PSG pela Ligue 1, no domingo.

 

Como esperado, e como tem sido o caso ao longo desta temporada na Liga Europa, Paulo Fonseca fez rodízio no elenco. Mas, em vez de alterar um terço do seu onze inicial, ele quase dobrou a proporção na Andaluzia, mantendo apenas um jogador por linha da sua escalação inicial em Brest no último domingo (0-0): Martin Satriano no ataque, Tanner Tessmann no meio-campo, Moussa Niakhaté na defesa e Dominil Greif no gol.

 

Por cerca de vinte minutos, isso foi quase imperceptível, pelo menos até o terço final do campo do adversário. O Lyon inicialmente teve a posse de bola em Sevilha, chegando a controlar o jogo, mas sem criar o menor perigo. O problema: o adversário só precisava aumentar um pouco a intensidade para expor repentinamente suas fragilidades.

A primeira chance real surgiu de um passe do primeiro jogador a iniciar o ataque, Mathys de Carvalho, interceptado e desviado para escanteio por Abde Ezzalzouli, que foi defendido por Dominik Greif (29º minuto). O escanteio passou pelo meio de uma defesa passiva e foi aproveitado pelo ponta esquerda do Betis dentro da pequena área (1-0, 30º minuto). Esse gol foi suficiente para mudar radicalmente o tom da partida. Antony ampliou a vantagem aproveitando uma cobrança de falta de 30 metros, por trás de uma linha defensiva compacta e bem na frente do goleiro do Lyon (2-0, 35º minuto). Mas, pouco antes disso, ele havia deixado Abner Vinicius para trás e quase cruzou para Cédric Bakambu dar o passe decisivo (32º minuto). E, logo em seguida, ele poderia ter recebido o segundo cartão amarelo, resultando em um cartão vermelho para o zagueiro brasileiro, que o derrubou em uma entrada violenta (39º minuto). No final das contas, o Lyon terminou o primeiro tempo com onze jogadores e conseguiu apenas dois chutes inofensivos ao gol (Tessmann, aos 43 minutos, e Molebe, aos 44 minutos).

 

Mas isso claramente não foi suficiente para Paulo Fonseca, que reformulou completamente o lado esquerdo do campo no intervalo, colocando Nicolás Tagliafico e Afonso Moreira nos lugares de Abner Vinicus, que cometeu quatro faltas em 45 minutos, e Enzo Molebe, cuja estreia como titular foi discreta. Foi por esse lado que surgiu a primeira jogada de ataque de qualidade: um drible entre as pernas de Khalis Merah seguido de um chute colocado que passou ao lado (48 minutos).

 

O segundo tempo do Lyon foi mais ofensivo, o que não surpreendeu. Mas o chute de De Carvalho foi defendido por Álvaro Valles (60 minutos) e o rebote de Tagliafico, após cruzamento de Moreira, também passou ao lado (73 minutos). A renovada agressividade do Lyon impediu que o time adversário criasse grandes sustos, com exceção da chance concedida a Ezzalzouli (64º minuto), novamente devido ao mau posicionamento no início da jogada.

 

Com um time muito mais próximo do seu onze inicial a partir dos 65 minutos (com as entradas de Tyler Morton e Pavel Sulc), o OL manteve uma posse de bola em torno de 66%, ao mesmo tempo que apresentou mais variedade em seu jogo ofensivo. Não foi o suficiente para voltar ao jogo e evitar a primeira derrota europeia da temporada, em uma noite na qual não conseguiu criar uma única chance clara de gol.

 
 
 

Comentários


bottom of page