Bola de Ouro 2025: a lista tem 9 jogadores do PSG e nenhum ex-vencedor
- ogalofrances
- 8 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de ago.
A lista dos 30 indicados à Bola de Ouro - France Football 2025, foi divulgada nesta sexta (07/08). A premiação será em 22 de setembro. A lista celebra a magnífica temporada do PSG, que igualou o recorde do Real Madrid em 2018, com nove jogadores. Sem nenhum vencedor entre os 30, o vencedor será, inevitavelmente, como em 2024, inédito.
Após uma temporada tão gigantesca quanto inesperada — em pleno inverno, os parisienses estavam a trinta minutos de quase serem eliminados da Liga dos Campeões —, a questão do número de jogadores do PSG na lista dos 30 indicados à Bola de Ouro de 2025 foi um tópico recorrente nas discussões da France Football.
Vencedores imponentes e suntuosos da Liga dos Campeões contra a Inter de Milão (5 a 0) e, mais convencionalmente, da Ligue 1, da Copa da França e do Troféu dos Campeões, os jogadores parisienses, derrotados apenas na final do novo Mundial de Clubes pelo Chelsea (0 a 3), somam nove, quase um terço da lista. Ousmane Dembélé, Gianluigi Donnarumma, Désiré Doué, Fabian Ruiz, Achraf Hakimi, João Neves, Khvitcha Kvaratskhelia, Nuno Mendes, Vitinha: são atacantes, meio-campistas, zagueiros e um goleiro. E também muito talento e juventude.
Nove indicados representam um recorde para uma lista de trinta, compartilhada com o Real Madrid em 2018, que havia acabado de conquistar sua terceira Liga dos Campeões consecutiva. No entanto, a Bola de Ouro foi concedida ao longo do ano, e Courtois, que havia chegado ao clube no verão vindo do Chelsea, não participou daquela campanha. Cristiano Ronaldo também foi para a Juve na pré-temporada. Havia oito indicados para a bandeira merengue na cerimônia. A dispersão dos votos não foi um fator: Modric também foi coroado por sua atuação com a Croácia, finalista da Copa do Mundo na Rússia.
Nove parisienses na lista, bem à frente do FC Barcelona (quatro), também é uma estreia para o campeonato francês, o mais bem representado desde a edição original de 1956 (cinco). Enquanto aguardamos os votos dos nossos 100 jurados jornalistas, selecionados entre os 100 melhores países do ranking da FIFA, que escolherão um estreante no dia 22 de setembro (o lesionado Rodri, que teve uma temporada sem gols), esta lista já premia um time que já conquistou quase tudo. Mas, neste time, alguns destaques se destacam, com destaque para Ousmane Dembélé (28 anos), um dos favoritos, juntamente com talvez Lamine Yamal, do Barcelona, apesar de nunca ter sido nomeado ao longo de sua carreira.

Outros jogadores de peso também estão lá, como os titulares Kylian Mbappé, Harry Kane, Robert Lewandowski, Mohamed Salah, Virgil van Dijk, Lautaro Martinez e Erling Haaland. E também alguns jogadores novos, como o excelente Raphinha, o artilheiro europeu Viktor Gyökeres, Serhou Guirassy, artilheiro da Liga dos Campeões, o incansável Alexis Mac Allister e o elegante Michael Olise, campeões pelo Liverpool e Bayern, Denzel Dumfries, um dos homens na fantástica semifinal do Inter-Barça, ou o inesperado Scott McTominay, o melhor jogador da Série A e campeão pelo Napoli. Enquanto Cole Palmer foi selecionado graças ao excelente final de temporada do Chelsea, outros ficaram de fora na última hora, de Jamal Musiala a Alexander Isak e Julian Alvarez. Com nove parisienses, as vagas eram caras.







Comentários