Barcelona vence PSG e abre vantagem para decidir vaga nas semis na Espanha
- ogalofrances
- 11 de abr. de 2024
- 4 min de leitura
Uma das máximas do futebol é que clássico é decidido nos detalhes. E isso se aplica perfeitamente ao confronto Paris Saint-Germain e Barcelona disputado na noite de quarta (10/4) no Parc des Princes, em partida válida pela ida das quartas de final da Champions League. O Barça, que contou com uma noite mágica do brasileiro Raphinha, saiu de Paris com uma importante vitória por três a dois. Agora, um empate classifica o time espanhol para uma das semifinais da competição.

Foto: Sara Gordon - FC Barcelona
Em campo, tiveram três brasileiros em destaque: pelo lado do time espanhol, Raphinha marcou os dois primeiros gols do Barça e foi escolhido pela Uefa o craque do jogo.

Foto: Sara Gordon - FC Barcelona
Foi a primeira vez nesta temporada que o camisa 11 anotou dois gols em uma partida. Na temporada 2023/24, Raphinha tem 30 jogos, oito gols e nove assistências.

Foto: Team Pios/PSG
Pelo lado parisiense, o capitão Marquinhos, que passou a ser o jogador que mais vezes vestiu a camisa do PSG, em 436 oportunidades – superou o francês Jean-Marc Pilorget, que jogou pela PSG entre 1975 e 1989 – , jogou numa posição que pouco atuou. Praticamente como um lateral direito, Marquinhos até que deu conta do recado, mas não teve um desempenho de encher os olhos, como ele costumeiramente apresenta.
Já Lucas Beraldo esteve longe de suas melhores atuações. Aliás, pelo contrário. O brasileiro, que tem feito uma temporada espetacular com a camisa parisiense, não jogou as últimas duas partidas do clube por estar suspenso pela expulsão diante do Olympique de Marseille pelo campeonato francês. Beraldo teve uma de suas piores atuações desde sua estreia no PSG, em janeiro.

Foto: Team Pios/PSG
No primeiro gol do time espanhol, deixou espaços e não conseguiu acompanhar Lewandowski, que tocou para Raphinha abrir o placar no Parc des Princes no primeiro tempo.
No segundo tempo, o PSG impôs uma pressão sufocante. E deu certo! Aos 3 minutos, Dembélé empatou para o PSG. Dois minutos depois, Vitinha caiu pelo lado direito e tocou na saída do goleiro Marc-André ter Stegen. Gol da virada! Naquele momento, não havia um único torcedor do Paris Saint-Germain que não acreditasse na vitória do clube.
O Barcelona sentiu o gol da virada em dois minutos. Mas aos poucos foi se reorganizando. Até que aos 17 Raphinha, peça importante no ataque do Barça, com boas finalizações, deixou tudo igual.

Foto: Team Pios/PSG
A partir daí, o jogo ficou aberto. Os dois times passaram a buscar incansavelmente o terceiro gol. Dembélé quase voltou a marcar. Num rápido ataque parisiense, ele tocou na saída do goleiro alemão do Barça e a bola tocou na trave esquerda.
E é nesse ponto que muito se espera de Kylian Mbappé. O craque decisivo acumulou mais uma atuação fraca, que se tornou repetitiva nas últimas partidas não só do PSG, mas também da seleção francesa.
Era esperado que Mbappé decidisse o jogo para o PSG. Praticamente não criou oportunidade de gol, exceto na jogada que originou o gol de empate do Paris Saint-Germain. Nas poucas chances que teve, não foi perigoso. Pelo talento que tem, o camisa 7 teve uma atuação baixíssima. Não incomodou Koundé, que ficou na marcação individual a Mbappé. Resumindo, uma noite de pouquíssima inspiração; o craque francês esteve longe do atacante letal que ficou conhecido em todo mundo.

Foto: Team Pios/PSG
Aos 32 minutos, na cobrança de escanteio, Andreas Christensen subiu mais que Warren Zaire-Emery – na verdade, o dinamarquês pulou e o francês ficou pregado no campo – e fez de cabeça o gol da vitória do Barcelona.
“Obviamente não é o resultado que esperávamos, mas temos que buscar olhar para o lado positivo. Vamos analisar o jogo com calma nos próximos dias para buscar reverter este resultado na Espanha. Penso que foi um jogo muito bom para o espectador, menos para o treinador que perde, que neste caso sou eu. Vamos encarar o jogo da semana que vem como se fosse uma final. Vamos buscar a vitória a todo custo”, declarou o técnico do PSG, Luis Enrique, após a vitória do Barcelona.

Foto: Team Pios/PSG
Dos quatro jogos das quartas de final da Champions League disputados nesta semana, o PSG teve o pior resultado. O clube francês foi o único que perdeu em casa na rodada. Agora terá de buscar a vitória na semana que vem no estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, para seguir vivo na competição. Uma vitória por um gol de diferença levará a decisão da vaga nas semis para os pênaltis; vitória por dois gols ou mais garantirá a passagem para uma das semifinais da Liga dos Campeões.
No outro jogo da noite, o Atlético de Madrid ganhou na Espanha do Borussia Dortmund por dois a um. A partida na Alemanha será na semana que vem. É deste confronto que sairá o adversário de Barcelona ou Paris Saint-Germain em uma das semifinais da competição.
A partida desta noite reuniu famosos nas tribunas do Parc des Princes: o judoca Teddy Rinner, o treinador da seleção francesa, Didier Deschamps, e Ronaldinho Gaúcho, ídolo do Paris Saint-Germain e do Barcelona, e que antes da partida começar foi a campo saudar a torcida parisiense.

Foto: Team Pios/PSG







Comentários