Bacia subterrânea promete acabar com enchentes do Rio Sena
- ogalofrances
- 2 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2024
Uma bacia subterrânea para evitar a poluição do Rio Sena foi inaugurada nesta quinta (02/5), em Paris. A Bacia de Retenção está localizada no subsolo da entrada histórica do Hospital La Pitié-Salpêtrière, bem ao lado da estação de metrô, Austerlitz. A nova obra permitirá a retenção de até 50.000 m3 de resíduos e águas pluviais em caso de chuvas fortes na cidade. A meta é evitar que a sujeira trazida pelas chuvas desague no rio.
O cilindro de 50 metros de diâmetro tem 30 metros de profundidade – equivalente a um prédio de dez andares. Segundo a Câmara Municipal de Paris, esta área construída tem o tamanho de 20 piscinas olímpicas. A obra custou 100 milhões de euros.

Fotos: M.Garcia
A inauguração deste piscinão é importante para o Plano de Natação dos Jogos Paris-2024. As autoridades esperam que agora, com esta bacia, não haja qualquer impeditivo para nadadores e triatletas de águas abertas competirem no rio Sena durante a Olimpíada. O objetivo da prefeitura é permitir que o público possa nadar no local a partir do verão europeu de 2025.
“Esta bacia permitirá a realização do nosso sonho de infância, que é poder nadar neste rio, como era feito há cem anos”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Presente na cerimônia de inauguração da Bacia de Austerlitz, o presidente do Comitê Organizador Paris-2024, o tricampeão olímpico Tony Estanguet, disse que “o piscinão reafirma a confiança na realização das competições aquáticas destes Jogos”.

Apesar de a inauguração ter acontecido nesta quinta, a Bacia ainda não está em funcionamento. Um dia antes desta solenidade de inauguração, Paris foi atingida por fortes chuvas. Infelizmente a Bacia, que só vai entrar em funcionamento no final deste mês, não pode ser colocada à prova.
A cerimônia de inauguração homenageou a operária Amara Dioumassy, que morreu nas obras em junho do ano passado.







Comentários