top of page

Amandine Henry anuncia aposentadoria da seleção

  • ogalofrances
  • 13 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de out. de 2024

Foram 109 convocações. Uma mulher que tão bem representou a França com a braçadeira de capitã nos campos franceses e estrangeiros. Neste domingo (13/10), Amandine Henry anunciou que deixa a seleção da França.

“Depois de tantos anos de paixão, desafios e lembranças inesquecíveis, chegou a hora de virar a página. É com imensa emoção que hoje anuncio a minha decisão de encerrar a minha carreira na seleção francesa”, escreveu Amandine Henry em suas redes sociais.


ree

O último capítulo oficial de Amandine com a camisa da França foi nos Jogos Paris-2024. No dia 31 de julho, ela atuou na vitória sobre a Nova Zelândia por dois a um. No jogo seguinte, a derrota por um a zero e a conseqüente eliminação da Olimpíada para o Brasil nas quartas da competição, ela não foi relacionada.

“Tive a imensa honra de vestir esta camisa, o orgulho de defender com fervor nossas cores e a felicidade de compartilhar momentos inesquecíveis com meus companheiros”, escreveu Amandine, capitã da França entre 2014 e 2020.

Descartada durante três anos de seleção por Corinne Diacre, após ter se pronunciado e denunciado a gestão da treinadora, Amandine voltou à seleção sob o comando do técnico Hervé Renard.

A meia não vai participar dos dois amistosos da seleção da França contra a Jamaica neste mês: o primeiro será em 25 de outubro e o segundo em no dia 29 de outubro.

Amandine fez 109 jogos pela seleção francesa e marcou 13 gols. Nas duas Copas do Mundo que jogou, em 2015 e 2019, a meia vestiu a camisa da França em dez partidas e fez três gols. Com a camisa azul, ela conquistou a SheBelieves Cup em 2017 e o Torneio da França em 2020.


ree

Amandine foi revelada pelo Hénin-Beaumont em 2004. Depois de dois anos no CNFE, Amandine construiu uma longa e vitoriosa carreira no Olympique Lyonnais. Depois de nove temporadas em Lyon, a meia se transferiu para o futebol norte-americano para defender o Portland Thorns. Voltou para França para vestir novamente a camisa do Lyon por mais seis temporadas. Depois de rápidas passagens pelo Angel City, dos Estados Unidos, e do Lille, ela defendeu as cores do Utah Royals. Em setembro deste ano, a meia se transferiu para o Toluca FC, do México.

 
 
 

Comentários


bottom of page